fbpx

WhatsApp no relacionamento com o cliente: vivemos o melhor momento

Usar as mídias digitais para manter contato com seu público nunca foi tão fácil, mas também nunca apresentou tantos desafios. Isso porque, por um lado, esta nova vida pós-pandemia nos deixou muito mais abertos às comunicações virtuais. Antes, por exemplo, havia muito mais relutância em participar de reuniões online e mesmo as conversas com amigos e familiares utilizavam as câmeras para assuntos mais rápidos e de fácil resolução, de maneira geral. Hoje, a realidade é totalmente diferente e o que as pessoas menos têm se proposto a fazer é sair de casa por algum motivo que possa ser resolvido online. E quase tudo pode ser resolvido online.

Aí é que entra o outro lado, pois, estamos todos em busca da melhor comunicação interpessoal e isso vai envolver, em algum momento, você e seu cliente. Agora, seus concorrentes também estão mais próximos dos clientes e as exigências em relação à qualidade da comunicação (ex. mensagens de áudio ou vídeo) e a relevância do conteúdo tornam-se cada vez mais importantes.

WhatsApp limita o encaminhamento de mensagens a uma por vez

O WhatsApp pode ajudar mais do que você imagina

Mas, se você pensa que é necessário adquirir algum robusto sistema de CRM ou ter seu próprio estúdio para gravar seus vídeos, engana-se. O WhatsApp é um aplicativo de uso bastante simples e disseminado por todos. 

De acordo com dados do próprio WhatsApp, no mundo todo são mais de 50 milhões de empresas  usando o aplicativo [https://blog.whatsapp.com/new-ways-to-reach-a-business-on-whatsapp]. E certamente essa escolha não se deu por acaso. Se você quer uma dica, dê preferência ao WhatsApp Business. Ele tem todos os recursos do WhatsApp convencional mais uma série de serviços que incluem, por exemplo resposta automática e a possibilidade de cadastrar um número fixo. 

Mas, há algo que não pode ser esquecido. Aplicativos como o WhatsApp, Telegram e Facebook Messenger levam o nome de “mensageiros instantâneos”, e isso não é por acaso. É nesse nível de expectativa que nos relacionamos com amigos e familiares. Por extensão, esperamos a mesma agilidade de empresas e prestadores de serviço. 

Assim, é muito importante que você esteja atualizado com a versão mais recente do sistema operacional de seu smartphone e baixe a versão mais recente também do WhatsApp. Mas nada vai substituir a sua atenção com seus clientes e parceiros. Nese sentido, aproveite a possibilidade do WhatsAppp Business e estipule um horário de atendimento; assim, as pessoas saberão melhor quando te procurar. Além disso, invista no treinamento e conscientização de sua equipe e, caso você seja uma “euquipe”… nada muda, pois os clientes não precisam saber qual tipo de desafio você enfrenta para melhor atendê-lo. 

WhatsApp Business: Uma Ferramenta de Marketing para seu Negócio ...

Fique perto!

Mantenha uma comunicação constante com seus seguidores (desde que eles tenham dado permissão para receber suas mensagens), mas sempre com conteúdos relevantes. Para sua própria segurança, você pode orientá-los a usar melhor o aplicativo para evitar golpes e combater fake News (https://www.deolhonaredecurso.com.br/l/whatsapp-lanca-recurso-para-combater-fake-news/).

Em suma, aproveite a disposição do seu público em manter contato com você, esteja informado sobre o que acontece no mercado em que você atua e ofereça as melhores oportunidades para quem te segue.

O resultado será, certamente, uma relação mais sólida e uma comunicação cada vez mais relevante e crescimento nos negócios. E é isso que todos buscamos, certo?

Por Naia Veneranda

Naia Veneranda é jornalista, tradutora e professora, com especializações na área de Letras e Comunicação Digital. É idealizadora do programa De Olho na Rede, voltado a comunicação e marketing digital. Mestranda em Estudos da Tradução, também se dedica a projetos de Literatura e Escrita e à produção de conteúdo para sites e blogs.

https://www.linkedin.com/in/naia-veneranda-849bb526/