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Para o vendedor, é claro que o produto ou o serviço oferecido é o da melhor qualidade possível. Entretanto, é notório que cada vez mais encontra-se dificuldades para conseguir efetuar vendas e alcançar metas.

E qual é o motivo disso?

Outros fornecedores que oferecem o mesmo produto? Preços que não condizem com o seu público alvo?

A resposta é mais simples do que se imagina: o atendimento.

A técnica em vendas/atendimento é um diferencial que você deve ter na hora de vender um produto/serviço. Pesquisar mostram que o cliente está mais propenso a efetuar a compra se tiver um bom atendimento, e mais – podem retornar a comprar se a experiência da compra anterior for positiva.

Dessa maneira, nesse artigo, trarei 5 dicas para efetuar um bom atendimento ao cliente e dobrar as suas vendas:

1ª Escute:

A escuta ativa fará toda a diferença, portanto, deixe que o cliente fale mais do que você. É através desse que meio que você conseguirá captar melhor o que o cliente necessita, te colocando, inclusive, na posição de alguém que irá prestar um auxílio e não simplesmente vender um produto qualquer.

2ª Postura:

A sua postura é essencial para a efetuação de uma boa venda. Esteja sempre ereto e sorrindo, demonstrando confiança. Ninguém procurará comprar de alguém que esteja desanimado, pois a carga emocional poderá influir sob o produto/serviço.

3ª Seja sempre sincero:

Normalmente o cliente antes de efetuar uma compra, já realizou uma pesquisa prévia dos preços do produto em questão. Dessa maneira, não adianta discursar sobre o quão barato é o seu serviço, se ele não o é. Você pode, se valer de quão diferencial é o seu atendimento, e de fato, após a compra, perguntar o que achou, o que poderia melhorar. São esses pequenos detalhes que fazem o diferencial no seu pré e pós vendas.

4ª Seja empático:

Se você tiver a escuta ativa, compreender a necessidade de seu cliente não será difícil. Pergunte sempre, o que o levou procurar o local, quais são as expectativas, como ficou sabendo daquele produto/serviço. Se colocar no lugar do cliente se torna essencial para uma boa venda, afinal, você compraria aquele produto com aquele atendimento?

5ª Estabeleça conexões:

Após realizar todos os passos anteriores, você não terá outra forma se não criar conexões/verdadeiros laços com o cliente. E isso é positivo, principalmente se for verdadeiro. Por essa razão se importe em estabelecer bem estar na hora da venda. Por atendimentos bons, o cliente não só efetua aquela compra, como também indica, avalia positivamente e, o principal, retorna outras vezes.

Por Fernanda Catalano

Fernanda Catalano
Consultora empresarial – headhunter
Formada em Filosofia, mestra em ciências da religião pela PUC
Pós-graduada em psicologia fenomenológica e gestão estratégica de pessoas

By rt360