fbpx

Atualmente há uma demanda por aprimoração constante das habilidades de comunicação interpessoal e conhecimentos relacionados a novas tecnologias desse profissional

Por muito tempo a profissão do controller financeiro foi identificada como cargo para “ficar de olho”, formação promissora, emprego “em alta” no mercado de trabalho. O tempo passou e encaramos uma nova realidade de transformação digital, que chamou a atenção dos departamentos financeiros a ferramentas, estratégias e tecnologia disruptivas. O que influenciou nas habilidades e papel esperados para um controlador.

“O mundo corporativo e financeiro mudou nos últimos anos. Hoje tudo é mais rápido e, com isso, as decisões precisam ser tomadas de forma mais rápida e eficiente também”, afirma Alysson Pedra, controller financeiro do Accountfy, plataforma SaaS de desempenho corporativo. “O papel do controller como um dos principais provedores de informações da companhia acompanhou essa evolução.”

Talvez um dos desafios mais importantes desse profissional seja encarar a transformação digital e todos os benefícios que ela pode acarretar ao departamento financeiro. Quanto mais a digitalização avança, maior será o potencial de automação de processos financeiros, principalmente para aquelas atividades repetitivas – como geração de demonstrações financeiras, algo oferecido pela própria plataforma do Accountfy.

O que não significa que automação, tecnologia cognitiva ou qualquer outra revolução substitua o papel do próprio controller moderno. O papel dessas aplicações será muito mais o de aumentar a performance humana ou automatizar partes do processo, deixando o controller e outros membros do departamento livres para se dedicar às partes mais humanas do processo.

“A posição de um controller exige que se tenha o conhecimento técnico para a análise das informações financeiras e contábeis da companhia, bem como a habilidade de lidar com um ambiente de constante mudança”, afirma Pedra.

Tempos difíceis e o papel do controller

A pandemia da Covid-19 mostrou também que o controller moderno precisa estar preparado para momentos de crise. Quando as coisas saem dos eixos, principalmente em casos de níveis catastróficos, as equipes financeiras têm um papel grande e crítico a desempenhar: manter as luzes acesas. Em tempos de crise que acabam gerando abalos econômicos à empresa, o controlador precisa se inserir em seu papel de líder e colocar em prática ações que requerem agilidade.

E a escolha de ferramentas que ajudam a manter as finanças em ordem e a poupar tempo podem fazer a diferença nessas horas. Para motivar essa reflexão sobre o controller, o Accountfy lançou um ebook reunindo estudos e pesquisas sobre o tema. Ele pode ser baixado gratuitamente através do link: http://bit.ly/ebookaccountfy

Sobre o Accountfy: O Accountfy é uma plataforma SaaS (Software as a Service) para a gestão de performance corporativa. Além de automatizar o processo de fechamento de resultados, cobrindo entregas de Contabilidade e Controladoria, também oferece recursos para o planejamento orçamentário. Fundada por Goldwasser Pereira Neto (CEO) e João Mano (COO) foi selecionada como umas das 100 Startups to Watch de 2020. (www.accountfy.com)

By rt360