fbpx

“Think Big” – Pense grande

Sempre procurei identificar as diferenças culturais e educacionais do povo norte americano em relação ao brasileiro. Sem dúvida poderíamos falar de vários pontos, porém nesse artigo focarei em um que é praticamente enraizado desde o nascimento de um novo americano.

Enquanto no Brasil nas maternidades encontra-se placas ou cartazes do tipo – SEJA BEM VINDO “MARCOS”, nos Estados Unidos o recém nascido é recebido com uma mensagem – “THINK BIG BILL”.

Pode parecer uma bobagem, mas desde o nascimento o americano já é desafiado a pensar de maneira grandiosa. Ao longo de sua vida essa “provocação” é aumentada, fazendo com que na adolescência e no começo da vida adulta ele seja extremamente competitivo e tenha uma auto cobrança muito exigente.

O sentimento de ter sucesso, ser o melhor ou se destacar em sua carreira é muito comum nos norte-americanos. Seja no mundo corporativo ou no empreendedorismo o “termômetro” do sucesso está diretamente atrelado ao sucesso financeiro, ou seja, será mais feliz o que tiver mais dinheiro.

E ai chegamos em um ponto que acaba sendo uma boa consequência de tudo isso. Para ele ter esse sucesso ele se prepara, se qualifica para que o seu sonho seja efetivamente concretizado, enquanto no Brasil existe apenas muito sonho e pouca preparação.

por Fernando Calil

Gerente de Canal Varejo e Distribuição – Brasil

Especializado no departamento comercial (Vendas, Marketing e Inteligência Competitiva), principalmente no mercado de IoT, Automação Residencial e Materiais Elétricos.

Engenheiro de Produção formado na POLI – USP com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas.