fbpx

A tecnologia de Reconhecimento Facial é indicada para identificação e busca de pessoas nos mais diversos cenários. Além disso, é uma tecnologia auxiliar no combate ao Coronavírus nesse período de pandemia, pois nesses sistemas evita-se contato físico com equipamentos.

Atualmente, a tecnologia pode ser encontrada em sistemas de CFTV e nos Terminais de Controle de Acesso Facial.

Os sistemas mais seguros de Reconhecimento Facial possuem tecnologia “Anti-Fake” que faz a análise de profundidade da imagem, evitando fraudes como uso de fotos e vídeos utilizados na tentativa de liberar a entrada nos pontos de acesso. Nesta parte, os sistemas também devem possuir tecnologia Deep Learning, uma Inteligência Artificial com capacidade de melhorar o nível de aprendizado do sistema no reconhecimento facial, tolerando melhor variações como maquiagem, barba, óculos, cortes de cabelo. 

Os sistemas mais adequados têm a calibragem de reconhecimento em 0,3 segundos na leitura do rosto. Com isso, são evitadas formação de filas e aglomerações nos pontos de acesso.

Em sistemas de CFTV com tecnologia de Reconhecimento Facial, além da função primária de reconhecimento de pessoas, conta com alta resolução de imagem, o que ajuda por si só na criação de um banco de dados mais rico em detalhes, facilitando as buscas e resoluções de ocorrências. A alta definição de imagem aliada a Inteligência Artificial permite a identificação de pessoas por meio de suas características pessoais, tais como: gênero, idade, expressões faciais, barba e óculos, por exemplo. Nos sistemas mais seguros de CFTV com Reconhecimento Facial é preciso que as câmeras façam imagens coloridas com o mínimo de claridade apresentada nos ambientes filmados. Alguns fabricantes do País definem a função como Starlight, o que garante performance mesmo com pouca iluminação, possibilita filtragem e gestão de dados em tempo real, otimizando as operações. Já existe solução de Reconhecimento Facial até para gado.

No agronegócio, por exemplo, a filmagem em Starlight pode ser aplicada em controle de pastos, indústrias, porteiras, cercas etc.

Os Terminais de Controle de Acesso Facial também são armas importantes no combate ao Covid-19, pois como não há contato físico com o equipamento, evita-se a transmissão de doenças pelo toque. Muitos usuários de Controle de Acesso já sinalizam a troca de Biometrias convencionais por sistemas como esse, uma tendência que trará novo cenário de tecnologia às empresas de Portaria Virtual no Campo. Tendência em Indústrias Alimentícias, inclusive.

Já existem modelos de Terminal de Reconhecimento Facial com capacidade para registro de 50 até 100 mil faces, podendo ser alocados em ambientes internos e externos e, ainda, Terminais de Reconhecimento Facial com aferição de temperatura e uso de máscara, ambos, indispensáveis nas atividades da cadeia econômica no Agronegócio.

Os sistemas de Reconhecimento Facial são ideais para aplicações em fazendas, indústrias, galpões, estufas, centros logísticos de Agronegócio, além de condomínios residenciais e empresariais, instituições de ensino, varejo e hospitais. 

A tecnologia de segurança no Agronegócio é mais que necessária para uma produção eficiente e segura.

Bons Negócios!

Por Fabio Cometti

Especialista em Formação de Carteiras de Clientes, Gestão de Equipes e Estratégias Comerciais.
linkedin.com/in/fabiocometti

By rt360