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Telefonia em nuvem: como funciona e quais as vantagens

A telefonia em nuvem é uma das soluções mais modernas para empresas que necessitam otimizar processos, seja de comunicação interna, seja de atendimento ao público.

É claro que a produtividade de uma empresa está relacionada a múltiplos fatores, que vão desde ter rotinas bem definidas até a qualificação dos colaboradores. Mas um deles é fundamental e indispensável: ter um sistema de comunicação de qualidade. Sem isso, não há eficiência no trabalho.

Se a internet é lenta, o melhor profissional levará muito mais tempo para realizar uma atividade. Se as ligações caem o tempo todo ou vão parar no ramal errado, os processos ficam travados. Por isso, contar com tecnologias eficientes para comunicação é crucial.

Nesse post, vamos entender como funciona a telefonia em nuvem e quais as vantagens para o seu negócio. Acompanhe!

Como funciona a telefonia em nuvem?

Os sistemas de telefonia já são bastante utilizados em escritórios, clínicas e call centers. Também conhecidos como centrais telefônicas, eles servem para gerenciar ligações, distribuir chamadas em ramais e conectar setores. Desta forma, otimizam o atendimento e a comunicação corporativa.

A telefonia em nuvem é uma central telefônica que fica hospedada em servidores na internet. Ela segue a tendência de muitos outros sistemas de comunicação, que deixaram de ser analógicos e passaram para o meio digital. No caso da telefonia, a tecnologia que possibilita isso é a VoIP (voz sobre protocolo de internet). Ela converte a voz em pacotes de dados que são transmitidos de um ponto a outro, da mesma forma que ocorre com os textos e imagens que vemos na internet, por exemplo.

O sistema PABX em nuvem é muito semelhante à versão IP. No entanto, em vez de ficar hospedado em servidores da empresa e utilizar softwares instalados nos computadores, ele fica armazenado na nuvem e pode ser acessado pela internet, por meio do navegador web. Logo, é possível utilizar de qualquer aparelho, de qualquer lugar. Isso traz uma série de vantagens que veremos adiante.

Vantagens do sistema PABX em nuvem

Maior qualidade de voz

Como utiliza uma rede IP e conexão com a internet para fazer o tráfego de voz, o PABX em nuvem tem mais qualidade nas chamadas do que os sistemas analógicos. Para aproveitar esse benefício ao máximo, é recomendado contratar uma operadora VoIP de confiança e contar com bons aparelhos telefônicos e softphones.

Baixo investimento e redução de custos

O investimento inicial da telefonia em nuvem é muito baixo, se comparado às outras opções. Isso porque não é necessário montar toda a infraestrutura de servidor e, em alguns casos, também é possível aproveitar os aparelhos que a empresa já utiliza. Além disso, as chamadas VoIP costumam ter um custo menor, especialmente para longa distância.

Flexibilidade e integração

Esta é uma das grandes vantagens da telefonia em nuvem. Ela pode ser utilizada sem problemas por qualquer tipo de empresa. As pequenas se beneficiam da implementação de baixo custo, instalação fácil e possibilidade de expansão sem altos investimentos. As grandes podem contar com recursos de gerenciamento de ponta e integração aos sistemas já utilizados, como o CRM ou HelpDesk, o que leva a um aumento da produtividade.

Além disso, como está hospedado na nuvem, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar com conexão à internet disponível, de computadores e dispositivos móveis. É a melhor opção para empresas que têm filiais, trabalham em home office ou pretendem mudar de escritório no futuro.

Instalação e configuração mais fácil

A instalação e configuração do PABX em nuvem é muito mais simples e rápida. Ele conta com a tecnologia plug-and-play. Ou seja: basta conectar para começar a usar. Ele permite adicionar e alterar ramais sem passar cabos, por exemplo. Assim, tanto a implementação quanto mudanças e expansões são facilitadas.

Funcionalidades modernas e praticidade

O PABX em nuvem é o que há de mais moderno em telefonia. Ele tem tudo o que um call center precisa para operar: DAC, URA e discador automático. Também é possível gravar todas as chamadas recebidas e originadas, assim como fazer a captura de tela. Outra funcionalidade é o correio de voz na web: cada ramal possui uma caixa postal com mensagem personalizada para receber recados quando estiver ocupado.

Fonte: Intelbras