fbpx

Tecnologias de segurança e marketing para redes de lojas de varejo

As redes de lojas ao fazerem investimentos procuram equilibrar “custos x benefícios”, aplicando sistemas inteligentes e multifuncionais.

Ao buscar soluções de proteção, querem que o parque de CFTV instalado, com câmeras analógicas, ou novas com equipamentos IP, ONVIF, PIR ou AI SoC, sejam aproveitados e funcionem num único sistema: é a garantia de que o investimento passado e o legado permaneçam, sem necessidade de substituição.

Mas, as redes de loja procuram ainda mais benefícios em sistemas de CFTV além da segurança de vídeo, tais como contagem de clientes, mapa de calor, dados sobre o fluxo, medição do desempenho das lojas e gestão de marketing.

Para tudo isso descrito acima, essas necessidades todas tem que estar numa única solução, apontando para uma empresa que pensa “out-in-box”: a Techboard, organização que mantém em Trieste, Itália, um laboratório de excelência tecnológica que promove eficiência e segurança.

Soluções integradas

Mas, não falaremos das câmeras, o assunto é a montagem de soluções integradas e adequadas para instalações que necessitem de conformidade para a privacidade, centralização, integração e recursos inteligentes, tais como conteúdo de vídeo análise e sinalização digital, que vão além das aplicações puras de CFTV.

A aplicação da solução DigiEye Compact Hybrid e seu sistema de gerenciamento de vídeo multifuncional IP permite otimizar os novos investimentos em segurança de vídeo e, ao mesmo tempo, preservar os investimentos anteriores, aproveitando os equipamentos já instalados.

As diferentes configurações de segurança das lojas: economia, espaço

Os sistemas DigiEye Compact podem ser instalados em todas as lojas de uma rede, com quaisquer configurações de equipamentos: nas lojas que possuem câmeras analógicas podem ser instalados gravadores DigiEye híbridos, enquanto as lojas com equipamentos mais recentes podem ser equipadas com a solução IP NVR pura.

Cadeias de lojas são controladas financeiramente conforme seus resultados por metro quadrado. Para ocupar pouco espaço com eficiência, deve ser aplicado o DigiEye Compact.

É um equipamento muito pequeno com um design discreto e silencioso, pois não tem ventilador, que pode ser facilmente colocado em qualquer lugar.

As unidades DigiEye Compact, graças a capacidade de seu software multifuncional e expansível, são capazes de executar muitas funções em uma única unidade de hardware.

Segurança e análise de frequência

A análise de vídeo pode ser usada para contar o número de pessoas que entram e saem da loja, enquanto a análise de mapa de calor pode ser utilizada para entender os pontos frios e quentes, ou seja, os mais ou menos frequentados da loja.

Toda a informação estatística é gravada no DigiEye e relatórios são produzidos e enviados automaticamente por e-mail para as gerências ou supervisões da loja, permitindo a decisão de reorganização de uso de espaços.

Reconhecimento facial aliando segurança com promoção de marketing

Mais interessante ainda é que o sistema tem recursos para exibir anúncios e vídeos promocionais com áudio. Vídeos das câmeras de segurança podem ser exibidos num monitor, evidenciando que o sistema de CFTV está funcionando.

O sistema de Sinalização Digital pode ser combinado com análises sofisticadas de vídeo incluindo reconhecimento facial, para que o conteúdo específico do vídeo seja exibido no monitor de acordo com a detecção. Por exemplo, se a pessoa que observa a tela for do sexo feminino, apenas vídeos promocionais de roupas femininas serão exibidos.

Refinando a prevenção antifurto com geradores de fumaça

A solução pode ficar ainda mais completa com a instalação de sistemas de ação rápida de saturação por fumaça.

Funciona como um sistema ativo de primeira defesa, podendo ser ativado por comando da central de monitoramento ou automaticamente com sequências específicas de alarmes pelo próprio sistema.

Toda comunicação entre os sistemas, bem como sua lógica é feita através dos DigiEye, formando, assim, um verdadeiro sistema de vídeo vigilância multifuncional.

Gerenciamento remoto das lojas

O DCC PREMIUM é o sistema que engloba tudo anteriormente descrito e permite o gerenciamento remoto total de todas as lojas da rede, através de redes IP, de qualquer sistema DigiEye.

A central de segurança ou monitoramento tem à disposição: configuração remota, várias conexões de vídeo ao vivo com câmeras de diferentes sistemas DigiEye, reprodução de vídeo, áudio gravado, gráficos em vários níveis e gestão de usuários com níveis de acesso com hierarquia personalizável.

A garantia da entrega e da qualidade

E fechando este artigo não poderia deixar de citar que neste momento de pandemia mundial, um decreto ministerial na Itália reconheceu a Techboard como empresa essencial para as cadeias de fornecimento para as áreas de segurança e de saúde.

A empresa tomou as medidas necessárias para proteção dos funcionários e retomou as atividades, garantindo o atendimento da demanda mundial.

José Roberto Dias

No mercado de segurança eletrônica há mais de 20 anos, teve passagens em cargos de direção e sociedade em empresas do segmento, acumulando conhecimento em sistemas integrados de controle de acesso, segurança e automação.

É reconhecido como especialista em marketing de relacionamento e política B2B, foi diretor e presidente da ABREP.

Atualmente está no Comitê da Indústria de Controle de Acesso da ABESE, além de ser Chief Commercial Officer na Techboard Latam e SoftGuard Brasil.