fbpx

Com o avanço de novas soluções, a tecnologia IP de segurança eletrônica com inteligência artificial e controle de acesso, melhora cada vez mais o sistema de monitoramento em ambientes hospitalares.

Nesse começo de 2021, com a chegada das vacinas contra a Covid-19, teremos um aumento de circulação de pessoas nos ambientes hospitalares, onde o controle dos espaços já é algo preocupante para toda gestão e sistema de segurança de um hospital ou clínica médica. Ter um sistema de controle de acesso, monitoramento de áreas, contagem de pessoas em um local, reconhecimento facial e de temperatura é importantíssimo para garantir a segurança de profissionais de saúde, de funcionários e dos pacientes. 

Hoje no mercado de segurança, temos tecnologias avançadas e com inteligência artificial para diversos cenários. Um dos sistemas indicados para hospitais e clínicas médicas, com grande circulação de pessoas, é usar a solução para medição de temperatura corporal e controle de acesso. Segundo o especialista em segurança eletrônica Marcos Torres, da Techsharp, “a solução de câmeras térmicas IP em ambientes hospitalares, está muito além da segurança patrimonial, esta na integridade de pessoas.” Segundo Torres, o sistema de segurança com tecnologia IP com inteligência artificial tem a capacidade de identificar rapidamente e com precisão a temperatura de várias pessoas simultaneamente e, em tendo o reconhecimento facial unificado no projeto, a equipe de segurança ou mesmo o gestor, podem ser alertados. “Esse modelo de solução é automático, mesmo até uma pessoa de máscara, óculos ou capacete. O sistema é capaz de distinguir e mandar um alerta. Basta ter um projeto de segurança eletrônica ideal para cada cenário, sendo hospital, clínica médica ou algum setor de saúde” ressalta Marcos Torres

Porém, esse sistema não busca apenas a temperatura de pessoas. Em alguns casos pode evitar acidentes prevendo a medição de temperatura de equipamentos, controle de incêndio, invasões perimetral e muito mais. Basta saber a utilização nos ambientes internos e externos.

Com a utilização de um sistema de câmeras IP de segurança com inteligência artificial, o risco de eventos cometidos dentro das dependências, como furtos e arrombamentos, por exemplo, é reduzido. Esse sistema ainda permite o acompanhamento de pacientes e monitora áreas que são restritas, mantendo o acesso apenas para pessoas com autorização. A melhoraria da produtividade em todo o ambiente hospitalar é notória, já que com a vigilância das câmeras, a comunicação entre os setores são facilitadas otimizando tempo e equipe.

Médicos, Hospital, Pessoas, Saúde, Enfermeiros

Soluções recomendadas para maior segurança com inteligência artificial em unidades de saúde

Reconhecimento facial: 

Detecção facial com medição de temperatura, identificar se pessoa está com febre ou não tendo uma precisão de +ou- 0,3ºC, conforme rege a normas internacionais. Também é possível fazer a medição em alta escala de até 5000 pessoas em 30 minutos, mecanismo para alta precisão chama-se (Black Body). O Black Body garante estabilidade da medição e independente da variação de temperatura e umidade no local que câmera será instalada.
A detecção facial emiti um alerta, se a pessoa está utilizando máscara a câmera e capaz identificar gênero masculino, feminino e a expressão se esta alegre ou triste, em uma outra matéria vamos abordar esse tema importante de vídeo estrutura da ficção para vida real.

O sistema compara de acordo com as características extraídas de uma imagem facial armazenada no banco de dados. Assim, pode ajudar a garantir a segurança de pessoas, melhorar a eficiência do trabalho e trazer valor aos negócios. Outras possibilidades:

  • Avisos:
    • Blacklist: aviso de pessoas estranhas ou suspeitas;
    • VIP: atendimento antecipado a clientes específicos;
    • Estranhos: pessoas não autorizadas ou fora da sua área de permissão;
  • Pesquisa Inteligente:
    • Busca All: pesquisa por atributos pessoais como gênero, idade, óculos, barba e até mascaras;
    • Rastreamento: localização de pessoas desaparecidos;
  • Dados:
    • Estatísticas: dados de perfis, horários, quantidade de pessoas, etc.;

Contagens de pessoas:

Esse sistema consegue, analisando cada frame dentro da plataforma de segurança, contar cada pessoa que passou pela linha de contagem da câmera, assim melhorando o controle da unidade ou do hospital sobre quem passou por ele durante o dia. Além disso, esse sistema permite:

  • O gerenciamento de filas: detectando o número de pessoas e o alarme de tempo de espera;
  • Contagem de pessoas: detecta o número de pessoas em uma área e alarmes se exceder uma regra pré-definida;
  • Relatórios: consegue analisar a quantidade de pessoas, o tempo de permanência, horários, fluxos, entre outros dados;
  • Segurança: sistema de identificação de evacuação completa, que é ideal para edifícios e eventos;

Mapa de calor:

É o resultado de uma análise que é realizada em um cenário, e que identifica o tempo de permanência e a movimentação de cada objeto, ou pessoa, dentro do raio de visão da câmera. Áreas de maior movimentação são apontadas com cores mais quentes como o vermelho, já áreas de menor movimentação são apontadas com cores mais frias como o azul. Esse sistema ainda permite:

  • Transmitir informações: usando as cores;
  • Dados em mapas de calor de 2D;
  • Business Inteligent: quantidade de pessoas, tempo de permanência, horários, fluxos, etc.;

Análise Comportamental:

A tecnologia que realiza a Análise Comportamental em imagem em tempo real utiliza uma câmera com, no mínimo, dois sensores de imagem e tem como objetivo analisar e identificar comportamentos. Isso pode identificar:

  • Permanência excedida no local;
  • Aproximação suspeita;
  • Detecção de quedas de pacientes;
  • Excesso de pessoas no local;
  • Detecção de agressividade.

Além disso, todas soluções podem ser interligadas a softwares de gerenciamento que armazenam relatórios e possibilitam o gerenciamento remoto e em tempo real, autorizando ou removendo permissões de forma fácil e rápida. A tecnologia esta ao nosso alcance e precisamos entender cada cenário e necessidades para uma busca assertiva da solução.

RT360

By rt360