fbpx

O fortalecimento do agronegócio está intimamente ligado às soluções tecnológicas. Uma das mais latentes é a expansão da conectividade no campo, que promete trazer até 2026, mais de R$ 100 bilhões para o valor de produção agrícola no país, segundo estudo realizado pela Esalq/USP.

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil é considerado uma referência em se tratando de aplicações de tecnologias no agronegócio, sendo esse um setor muito beneficiado pela ciência e inovação.

Esse panorama expandiu com o surgimento da agricultura 4.0 — conjunto de tecnologias integradas capazes de otimizar a produção agrícola — com isso, o produtor rural busca meios para alcançar resultados mais sustentáveis e assertivos, com menos prejuízos e mais garantias.

Os números são promissores e o surgimento da internet 5G alavanca esse otimismo, fazendo com que não só o acesso à internet, mas também a outras tecnologias no campo, sejam um objetivo que envolve vários setores da sociedade.

Abaixo, listamos algumas soluções para o agronegócio que podem auxiliar os trabalhadores rurais com seus principais desafios. Confira!

Quais os desafios tecnológicos no agronegócio?

Apesar do Brasil ser uma referência, há vários desafios tecnológicos no setor rural. As pautas mais discutidas pelo governo federal e entidades interessadas sobre o segmento do agronegócio, são:

O que a tecnologia no campo proporciona?

A tecnologia tem um importante papel na maneira como o produtor gerencia os processos rurais. A modernização veio para contribuir nessa área promovendo agilidade, produtividade, redução de custos, entre outras vantagens que destacamos a seguir:

  • Aumenta a agilidade dos processos: com o acesso à internet é possível automatizar processos por meio de integração com máquinas, sistematização de controles e monitoramento de resultados, com informações mais precisas e melhor interpretação dos dados coletados, o que auxilia na tomada de decisões e aumento da agilidade;
  • Melhora a comunicação: com a pandemia, a conexão à internet e a telefonia se tornaram pontos-chaves na comunicação, em especial, nas etapas de negociação e venda;
  • Reduz custos e aumenta a sustentabilidade: existem diversas soluções que promovem redução de custos e produção mais sustentável. Como por exemplo, o uso da energia solar, uma das soluções para agronegócios que está em expansão no país;
  • Contribui para a produtividade: a automatização dos processos agiliza a conclusão das etapas da produção, o que torna-as mais eficientes, reduz o tempo, custos e, consequentemente, aumenta a produtividade. Por exemplo: controlar o desempenho de forma remota de uma máquina que faz a semeadura.
  • Amplia a segurança: os recursos tecnológicos têm um papel fundamental no monitoramento de frotas ou de áreas específicas da propriedade rural. Isso porque os sistemas de segurança propiciam controle de acesso, vigilância das áreas, animais, plantações e até protege contra acidentes, o que evita prejuízos para os produtores;
  • Aumenta a rentabilidade e a lucratividade: com o maior controle sobre os processos, diminuição de desperdícios e prejuízos por conta da segurança da propriedade, várias soluções para agronegócios ligadas à tecnologia, possuem garantia de retorno sobre o investimento.

Exemplos de soluções para agronegócios

Nos ambientes rurais, há demandas específicas de acordo com o tamanho da propriedade e complexidade do trabalho. Por isso, é preciso pensar na tecnologia e no agronegócio como aliados no desenvolvimento desse setor, principalmente com a transformação digital que estamos vivendo.

O importante é analisar como e quais recursos tecnológicos podem oferecer resultados reais que tornem o seu trabalho mais prático, sustentável e produtivo. Pensando nisso, listamos alguns exemplos de soluções para agronegócios que podem ajudar no crescimento da sua propriedade rural.

Energia solar no agronegócio

Energia solar no agronegócio

As propriedades rurais, geralmente, ficam distantes dos centros urbanos e algumas delas nem têm acesso à energia elétrica. Sendo assim, é difícil manter ambientes em funcionamento, como o sistema de ventilação de aviários e currais e a própria residência do produtor e de sua família. Alguns recorrem à energia a diesel, mas além de ser cara, polui o meio ambiente e requer manutenções constantes.

Por essa razão, os sistemas de captação de energia solar são uma solução mais ecológica, sustentável e vantajosa a longo prazo. As diversas linhas de financiamento existentes para aquisição dos equipamentos também são outro ponto atrativo.

Segurança em propriedades rurais

As propriedades rurais sofrem com a constante criminalidade contra seus animais, matérias-primas, maquinários, fertilizantes e outros objetos de valor. Por esse motivo, a segurança perimetral visa proteger o local em níveis diferentes, reforçando regiões que precisam de mais segurança. Esse método é aplicado em indústrias, mas pode se adequar facilmente às necessidades de regiões rurais.

Sendo assim, o mercado tecnológico oferece aos produtores soluções para agronegócios como monitoramento por câmeras de segurançasistemas contra intrusão (alarmes e cercas elétricas), sistemas de controle de acesso (por reconhecimento facial, impressão digital, senha ou cartão), videoporteiro e sensores de movimento, além de equipamentos contra acidentes, como detectores de incêndios e iluminação de emergência.

Ao adotar a tecnologia de monitoramento IP, por exemplo, é possível fazer o controle do perímetro da propriedade e também realizar a contagem e o controle de animais, para garantir a qualidade e os padrões de certificação na produção. Além disso, é possível programar alertas, no caso de algum problema, tudo feito por meio da análise automatizada de imagens.

Equipamentos para redes de internet

Algumas áreas rurais são deficientes de infraestrutura de rede para garantir a comunicação via internet e redes de telefonia. Contudo, esse cenário está mudando e cada vez mais provedores estão investindo para que a conexão chegue a essas regiões. Exemplo disso, é a inauguração da primeira antena 5G do Brasil no campo, na cidade de Rondonópolis – Mato Grosso. Esse é um projeto experimental que dará um panorama sobre uma internet com mais qualidade e velocidade.

Portanto, o avanço digital nessas regiões está se tornando mais presente no campo e, segundo a pesquisa, a pandemia tornou indispensável a conectividade para o trabalho rural. Além do acesso à internet, a tecnologia podem promover a melhora na qualidade da conexão por meio de rádios outdoor, o qual mantém estabilidade similar a rede cabeada e gera um maior alcance.

A Intelbras conhece as necessidades de propriedades rurais de qualquer porte e possui diversos equipamentos de tecnologia para o campo. Conheça nossas soluções para o agronegócio! Aproveite e conte-nos mais sobre sua necessidade e receba um orçamento personalizado para o seu negócio!

Este post foi originalmente publicado em 17 de novembro de 2017 e atualizado em 30 de junho de 2021.

Fonte: https://blog.intelbras.com.br/solucoes-para-agronegocios/?utm_source=Linkedin&utm_medium=Feed&utm_campaign=solucoes-para-agronegocios&utm_content=Solucoes-Residenciais

By rt360