fbpx

Ferramenta analisa o comportamento do cliente dentro do e-commerce e apresenta resultados de busca personalizados e assertivos

O sistema de busca e recomendação para e-commerce SmartHint, que recentemente foi adquirido pela rede Magalu, segue inovando e implanta a busca comportamental, que mostra os resultados mais relevantes para cada usuário por meio  de análises comportamentais de navegação, usando inteligência artificial para encontrar os produtos certos dentro do e-commerce. 

Ter um atendimento ao cliente customizado é fazer com que ele sinta que a empresa o trata como um e não mais um, demonstrando esforço em adequar o serviço às expectativas específicas dele. Sempre pensando em levar uma experiência exclusiva para o cliente final, o sistema da SmartHint faz uma análise do comportamento dentro de uma loja online, identificando seus interesses e gostos, sendo capaz de traçar um perfil do usuário através de análises de cliques em produtos, vitrines recomendadas, categorias, buscas que fez e até mesmo o tempo de permanência em cada página dentro da loja. 

“Percebemos que proporcionar um atendimento personalizado, rápido e assertivo para o cliente é a chave para fidelização e sucesso do e-commerce. Isso agrada o usuário, deixando-o mais confiante, resultando em mais tempo no site e aumentando as taxas de conversão. Esse mecanismo eleva o nível de atendimento e aumenta as chances de conclusão de compra. Conseguimos identificar um aumento de aproximadamente 30% em compras finalizadas com o uso das ferramentas de busca inteligente”, comenta Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint. 

A SmartHint leva as questões de cibersegurança a sério, por isso, vale ressaltar que o sistema inteligente não tem acesso a dados ou informações pessoais dos usuários. Ele apenas identifica o comportamento através dos produtos que são clicados e faz uma análise comparativa entre eles. Se, por exemplo, o cliente clica em uma camiseta preta e em seguida em uma jaqueta preta, automaticamente o sistema entende que o cliente tem preferência por peças de uma cor específica. 

Sobre a SmartHint:

Recém adquirida pelo Magazine Luiza, a SmartHint é um sistema de busca e recomendação que utiliza inteligência artificial para compreender o comportamento de cada cliente no e-commerce e, assim, personalizar e elevar a experiência de compra online. Criada em 2017 pelos fundadores Rodrigo Schiavini e Marlon Korzune, o sistema é capaz de definir o perfil de consumo individualmente utilizando-se de análises comportamentais nas interações com determinada loja virtual. Com um portfólio que engloba milhares de clientes, entre eles Diesel, Wine, Philco, Lego, Spicy, entre outros, a ferramenta de fácil integração e baixo custo operacional é personalizada para cada usuário, sugerindo produtos relevantes que se enquadram ao perfil do cliente, melhorando a experiência de compra e aumentando a taxa de conversão. Segundo a plataforma Built With, dos sites de compras que utilizam um sistema de busca e recomendação no Brasil, 84% deles usam o serviço, fazendo da SmartHint a mais utilizada do país.

By rt360