fbpx

Solução tecnológica monitora em tempo real 29 estações de trens do Recife

Dados do departamento de segurança da CBTU REC – Companhia Brasileira de Trens Urbanos em Recife, apontam redução de 70% no número de ocorrências de delitos nas estações da companhia, após a instalação de um sistema videomonitoramento robusto, que envolve mais de 1300 câmeras, infraestrutura de cabeamento ótico, ativos de rede, infraestrutura de TI com servidores de armazenamento de imagens por 30 dias, além da integração a um software de gerenciamento de imagens ISS, e montagem de sala inteligente de monitoramento para todo o sistema em escala 24×7. Esta megaestrutura, acelera as respostas aos incidentes, favorecendo a interação com as forças adicionais, como Polícia Militar e Samu, às operações das linhas férreas. A solução analítica é da Avantia e está presente em 29 estações da linha elétrica e mais nove estações da linha Diesel de trens, contribuindo com a segurança de passageiros, funcionários e patrimonial da cidade.

Atualmente, as estações contam com mais de mil câmeras que monitoram cerca de 24 km de vias, além das áreas totais das estações e funcionam como apoio ao departamento de gestão de segurança. “Antes, as estações faziam o monitoramento da chegada e partida dos trens, e a segurança dos usuários e patrimônio era realizada de forma presencial, por profissionais. As câmeras vieram para somar esforços e ampliar a cobertura da vigilância, o que colabora tanto para inibir práticas delituosas como para o atendimento mais ágil de ocorrências”, pontua Bruno Carvalho, diretor comercial para o Setor Público, da Avantia.

O executivo conta também que outros serviços inovadores no âmbito da segurança estão em pauta, o que beneficiará e muito o sistema de transporte público da cidade.

A Avantia é uma das empresas líderes em segurança eletrônica no Brasil e utiliza a Inteligência Artificial para extrair informações de imagens gerando melhoria de processos, aumento da segurança e redução de custos, há mais de 20 anos. Recentemente, a Avantia recebeu um Selo de Integridade, por parte da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal, por cumprir todos os requisitos apontados no Programa de Integridade Brasileiro, estabelecido com base na Lei Distrital n. 6.112/2018  que dispõe sobre a implementação de um Programa de Integridade em pessoas jurídicas que firmem relação contratual de qualquer natureza com a administração pública do Distrito Federal em todas as esferas de poder e dá outras providências. A certificação atesta a idoneidade da Avantia em seus negócios.

By rt360