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Eu sou fã incondicional do LinkedIn, é bom avisar logo de início, pois muito dos meus negócios e relacionamentos, vieram dessa rede. Vai parecer que estou defendendo o LinkedIn e/ou forçando uma “barra” a seu favor, mas posso garantir que aqui só contém práticas que usei e comprovei.

Nos últimos anos o LinkedIn transformou-se na maior ferramenta de geração de oportunidades nos negócios B2B, na sequência vou detalhar algumas estratégias e ações que poderão alavancar seus negócios.

  1. É necessário criar um perfil crível, com informações importantes para quem irá ler o seu perfil, e para quem estiver buscando informações nos buscadores/LinkedIn.
  2. O LinkedIn é perfeito para mapear clientes e oportunidades. Todos os dias no campo de notificações, são informados: quem mudou emprego, quem foi promovido, quem começou a estudar, quem terminou os estudos e muitas outras informações. Com isso podemos falar com aquele contato que mudou de empresa, podemos ir até a empresa que não tínhamos oportunidade até então. Se fomos descobrindo quem ficou no lugar daquele profissional que deixou a empresa, e depois quem ficou no lugar de quem veio para seu lugar, e assim de forma sucessiva, vamos ter inúmeras oportunidades.
  3. Podemos gerar conteúdos relevantes, tanto nas postagens, como nos artigos que podemos escrever, com isso podemos educar sobre os nossos produtos, serviços e propósitos. Existe uma carência enorme, por conteúdos de qualidade na internet brasileira. O segredo é harmonizar o discurso do marketing e de vendas da empresa.
  4. O LinkedIn oferece uma série de filtros para segmentarmos os clientes e a nossa estratégia de abordagem, isso no perfil gratuito, mas no Sales Navigator, existe uma poderosa ferramenta de CRM, com mais de 706 milhões de usuários no mundo, cerca de 46 milhões no Brasil. Temos quase 300 mil empresas com Company Pages no LinkedIn brasileiro. No Sales Navigator podemos fazer mais de 20 filtros de busca, com um detalhamento impressionante, somente para dar uma visão geral, podemos buscar perfis pelo tempo de empresa, tempo de cargo e tempo de experiência na função (entre todas as empresas que trabalhou).
  5. Podemos escolher pessoas para seguir e acompanhar todas as suas ações na LinkedIn. Podemos salvar leads e criar campanhas segmentadas. Com isso podemos abordar cada pessoa de forma única, isso vai transformar nossa atuação muito mais verdadeira e humanizada.

Para finalizar eu gostaria de contar uma pequena estória, e que pode ser uma história também. Imagine que você está em um evento presencial (espero que logo possamos ter esse privilégio, novamente), e alguém no momento que você está meio distraído, coloca o cartão de visitas dele no seu bolso e sai em disparada. Bom vocês vão dizer que esse sujeito é um louco, não é isso? Mas as pessoas fazem isso todos os dias no LinkedIn, enviam convites sem contexto algum. Isso por si só é insano, mas podem aumentar ainda mais o grau de insanidade, pois logo depois enviam uma oferta de um produto ou serviço, que não tem nenhuma relação com conosco, e que não solicitou por nós.

What Is LinkedIn Sales Navigator?: A Review | Lucidchart Blog

O LinkedIn é uma “arma” poderosa, mas temos que usar da forma adequada!

Feliz 2021 e bons negócios!

Não é 2021 que precisa ser diferente, somos nós mesmos!

Por Marcel Spadoto

Consultor, professor, mentor, palestrante e especialista em vendas, gestão e networking. Diretor da iBluezone.

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