fbpx

R&M e parceiros estratégicos lançam Aliança do Sistema Single Pair Ethernet

Grupo entre setores e aplicações para avançar na tecnologia SPE

A R&M, uma fornecedora global Suíça de sistemas de conectividade para infraestruturas de rede de alto desempenho e qualidade, recentemente participou da fundação da Aliança de Single Pair Ethernet (SPE) com a Phoenix Contact, Weidmüller, Fluke Networks, e Telegärtner. Estas empresas líderes em tecnologia estão reunindo e trocando conhecimento e experiência em SPE de uma maneira direcionada.

Atualmente, o principal objetivo do grupo é impulsionar o desenvolvimento do SPE para Internet Industrial das Coisas (IIoT) e colaborar nos desafios tecnológicos relacionados. As empresas visam acelerar o desenvolvimento de sua expertise tecnológica em SPE, garantindo que esta possa ser implementada em seus produtos de forma mais rápida e confiável. Recentemente, a Datwyler, Kyland, Microchip Technology, Rosenberger, SICK, O-Ring, Draka/Prysmian Group e University4Industry também se juntaram à Aliança. A amplitude desta linha significa que a Aliança cobre uma ampla gama de indústrias e áreas de aplicação. Juntas, estas partes estão preparando o mercado para o SPE.

SPE e suas principais áreas de aplicação

O SPE, baseado no xBASE-T1, utiliza um único par trançado para transmissão de dados e conectores miniaturizados. O SPE pode substituir o tradicional barramento de campo, ajudando a realizar conexões rápidas e de alta densidade e facilidade de instalação. Ele oferece conectividade uniforme e independente do fabricante, ao invés de introduzir conectividade para cada aplicação. O alcance de até 1000 m e velocidades de transmissão de até 1 Gbps permitem o uso em todas as aplicações, e a instalação é rápida e fácil, visando a reutilização e ampliação das instalações de cabos existentes. 

Cabeamento industrial passivo. O SPE proporciona comunicação IP consistente do sensor à nuvem, revolucionando a transmissão de dados industriais. Os modelos padronizados de conectores de pinos formam a base para a rede sem barreiras de uma ampla gama de componentes e dispositivos, fornecendo uma alternativa aos atuais sistemas de barramento de campo.

Automação predial. Edifícios e fábricas inteligentes podem ser realizados de forma econômica conectando dispositivos ao sistema de gerenciamento predial via redes LAN e a nuvem. Sistemas de barramento de campo específicos para aplicações não são mais necessários, tornando obsoletos gateways, interfaces complexas e diferentes protocolos. O SPE é uma solução ideal para conectar vários pequenos sensores e atuadores em ‘zonas’ de teto digital (Digital Ceiling). Sensores, controles, pontos de acesso WLAN e outros serviços distribuídos são simplesmente conectados e instantaneamente alimentados e conectados à rede. 

Tecnologia de sensores. Os sensores e atuadores estão cada vez mais fornecendo dados para aplicações IIoT. A tecnologia de conexão miniaturizada e padronizada do SPE possibilita a conexão rápida e fácil de sensores menores a redes Ethernet e energizá-los.

Cabos e linhas SPE. Os canais de transmissão SPE podem ser criados a partir de uma grande variedade de cabos e plugues. Parâmetros de canal como largura de banda, atenuação, perda de retorno e dimensões de blindagem são atualmente especificados nas normas do sistema (como ISO/IEC 11801) e conectores e cabos são adaptados aos respectivos canais.

Educação online para SPE. Ethernet em geral e SPE em particular desempenham um papel central no estabelecimento da Internet Industrial das Coisas. A University4Industry suporta os requisitos de treinamento com conteúdo online que trata de várias áreas da IIoT, por exemplo, Ethernet APL.

A Aliança do sistema SPE é uma plataforma aberta para o avanço da tecnologia SPE no mercado. Detalhes e opções para contato com o System Alliance estão disponíveis no site https://singlepairethernet.com/en/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *