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Pico de crescimento do e-commerce e tecnologia sem contato na entrega de encomendas provocam a expansão em tempo recorde

Desde que o mundo fechou devido à pandemia do COVID-19, o e-commerce deu um salto de crescimento, fazendo com que serviços de entrega e infraestrutura logística precisassem se adaptar rapidamente. Atrasos no envio, acentuados com o maior volume, e as constantes preocupações com o contágio do vírus durante a entrega, fizeram com que os terminais inteligentes de autoatendimento (smart lockers) se transformassem na solução preferencial de quem teve que se adaptar às pressas à nova situação.

A demanda acelerada provocou um crescimento surpreendente de 101% de março a julho, em comparação aos quatro meses anteriores ao período nas máquinas da Clique Retire, precursora na operação de e-Box no Brasil. A rede precisou acelerar sua expansão em plena pandemia e, hoje, já conta com mais de 3.000 compartimentos nas estações do Metrô Rio e São Paulo, em postos de combustíveis da BR Distribuidora, shoppings e grandes condomínios.

O locker – também chamado de e-Box em alusão à caixa postal eletrônica – permite que o comprador do e-commerce receba sua encomenda de forma conveniente, sem qualquer tipo de contato e risco de contágio com o entregador. Nessa modalidade, o usuário recebe um QR code em seu celular, e o usa para desbloquear a máquina e retirar seu pacote.

A plataforma da Clique Retire já opera em 14 países e, por ser extremamente robusta para trabalhar em escala, está preparada para operar milhões de pacotes por dia e responder a imprevistos que possam surgir.

NOS METRÔS E POSTOS: ENDEREÇO SEGURO FORA DE CASA

Os e-Box mais utilizados no Rio continuam sendo em três estações de Metrô: Central, Pavuna e Engenheiro Rubens Paiva, mesmo com a redução do número de usuários do metrô em 80% durante a quarentena. E as máquinas nos postos BR próximas das comunidades que ficam na Penha, na Rocinha e no entorno de Copacabana começaram a ser bastante utilizadas pelos moradores. Em São Paulo, as estações Pinheiros, Paulista e Santana concentram a maior quantidade de produtos retirados pelos consumidores.

Já nos postos BR, o movimento é mesmo de motoristas que param para pegar seu produto e abastecem o carro, ou de quem precisa devolver um produto e prefere o e-Box a uma agência dos correios.

NOS SHOPPINGS: ALTERNATIVA PARA RETOMADA DAS VENDAS

Para os shoppings, a Clique Retire desenvolveu planos especiais durante a pandemia para estimular a utilização pelos lojistas e auxiliá-los na retomada das vendas. 

1) A compra é feita por telefone, WhatsApp, site ou redes sociais dos lojistas e o cliente seleciona a opção Clique Retire para entrega do produto; 

2) O lojista recebe o pedido e abastece o e-Box com a mercadoria devidamente higienizada; 

3) O cliente é avisado automaticamente, e utiliza o QR code recebido para desbloquear a gaveta e retirar a mercadoria.

Os e-Box normalmente ficam na entrada ou em outra área de fácil acesso, assim o consumidor não precisa marcar hora e nem ter contato com ninguém. Grandes redes de shoppings já aderiram e estãoem processo de implantação, como BrMalls, CCP Cyrela, UpTown, Teresópolis entre outros. “Como a entrega sem contato é uma das soluções eficaz para reduzir o contágio do coronavírus no setor, percebemos que os e-Box estão se tornando uma tendência entre os brasileiros muito mais rápido do que o previsto. Os clientes estão felizes e satisfeitos por poderem retirar suas compras de acordo com a sua disponibilidade de horário e mais protegidos, afirma o Diretor Executivo da Clique Retire, Gustavo Artuzo.

MARKETPLACES E E-COMMERCE EM GERAL

Outra modalidade de uso é quando o comércio eletrônico oferece a Clique Retire como uma opção de retirada para os seus clientes. Nesse caso, o processo é parecido, sendo que a escolha do e-Box é feita no carrinho de compras, e o cliente não paga nada a mais.

PESSOAS FÍSICAS E MICROEMPRESÁRIOS

1) Para utilização por pessoas físicas e microempresários, o usuário deve se cadastrar no site da Clique Retire (www.cliqueretire.com.br) para obter seu endereço virtual de entrega e usufruir do serviço de e-Box. Ao realizar a compra na internet, o cliente coloca seu código pessoal fornecido no cadastro ao lado do seu nome, e endereça a entrega a um os endereços da empresa:

Rio de Janeiro: Rua Deputado Ulysses Guimarães, 15 – Complemento: Clique Retire – Cidade Nova – CEP:.20211-225.

São Paulo: Rua Charles Darwin, 470 – Vila Santa Catarina – CEP: 04379-074

2) Quando o produto chega, a Clique Retire envia um aviso por SMS e o prazo para retirada é de até 72 horas.

3)
 A partir de então é só se dirigir ao e-Box escolhido, utilizar o QR code recebido para abrir o compartimento e retirar o produto comprado. Sem contato humano.

Os valores para utilização do serviço para pessoas físicas são: R$ 4,90 (por uso); R$ 19,90 (plano Prime Mensal); e R$ 119,00 (plano Prime Anual). A Clique Retire possui um formato máximo de gaveta para recebimento das encomendas. As dimensões da embalagem do produto devem ter até 34cm x 39cm x 47cm.

By rt360