fbpx

Sistema já está em fase de testes para embarque na ponte Rio/São Paulo

Os Aeroportos Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP) já realizam teste de embarque com reconhecimento de biometria facial para voos com destino ou origem ao Aeroporto Santos Dumont. Com a aplicação do reconhecimento facial, fica dispensada a apresentação de cartão de embarque e documentos de identificação.

Antes da aplicação na ponte Rio/São Paulo, o sistema foi testado em Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Salvador (BA).

É a primeira vez que a tecnologia é utilizada na ponte aérea, e faz parte do projeto Embarque + Seguro 100% Digital. O projeto está em desenvolvimento pelo Ministério da Infraestrutura em conjunto com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Viagens, Aeroporto, Cartão De Embarque, Embarque

Serão três etapas para uso da tecnologia:

1 – Passageiros fazem a validação dos dados e da foto junto à base de dados governamental

2 – É realizado o reconhecimento facial para acessar a sala de embarque de ambos aeroportos

3 – Verificação das informações pessoais no portão de embarque antes de entrar nas aeronaves

Aeroporto, Pessoa, Máscara Facial, Covid-19

Tecnologia no Combate a Covid-19

A tecnologia de Reconhecimento Facial é indicada para identificação e busca de pessoas nos mais diversos cenários. Além disso, é uma tecnologia que também auxilia no combate ao Coronavírus nesse período de pandemia, pois nesses sistemas evita-se contato físico com equipamentos.

Atualmente, a tecnologia pode ser encontrada em sistemas de circuitos fechados de televisão (CFTV) e nos Terminais de Controle de Acesso Facial.

Os sistemas mais seguros de Reconhecimento Facial possuem tecnologia “Anti-Fake” que  faz a análise de profundidade da imagem, evitando fraudes como uso de fotos e vídeos na tentativa de liberar a entrada nos pontos de acesso. Os sistemas também devem possuir tecnologia “Deep Learning”, uma Inteligência Artificial com capacidade de melhorar o aprendizado do sistema no reconhecimento facial, tolerando melhor variações como maquiagem, barba, óculos, cortes de cabelo, etc. 

Além disso, os sistemas mais adequados têm a calibragem de reconhecimento em 0,3 segundos na leitura do rosto. Com isso, são evitadas formação de filas e aglomerações nos pontos de acesso.

Estes sistemas de CFTV com tecnologia de Reconhecimento Facial, além da função primária, contam com alta resolução de imagem, o que ajuda por si só na criação de um banco de dados mais rico em detalhes, facilitando as buscas e resoluções de ocorrências. A alta definição de imagem aliada à Inteligência Artificial permite a identificação de pessoas por meio de suas características pessoais como gênero, idade, expressões faciais, barba e óculos, por exemplo. Nos sistemas mais seguros de CFTV com Reconhecimento Facial é preciso que as câmeras façam imagens coloridas com o mínimo de claridade apresentada nos ambientes filmados. Alguns fabricantes do País definem a função como “Starlight”, por garantir a performance mesmo com pouca iluminação, possibilitar a filtragem e gestão de dados em tempo real, otimizando as operações.

Os Terminais de Controle de Acesso Facial também são armas importantes no combate ao Covid-19, pois como não há contato físico com o equipamento, evita-se a transmissão de doenças pelo toque. Muitos usuários de Controle de Acesso já sinalizam a troca de biometrias convencionais por esses sistemas, uma tendência para um novo cenário de tecnologia às empresas de Portaria Virtual.

Já existem modelos de Terminal de Reconhecimento Facial com capacidade para registro de 50 até 100 mil faces, podendo ser alocados em ambientes internos e externos, além de Terminais de Reconhecimento Facial com aferição de temperatura e uso de máscara, indispensáveis na retomada das atividades econômicas.

Os sistemas de Reconhecimento Facial são ideais para aplicações na Indústria, em galpões, estufas, centros logísticos, condomínios residenciais e empresariais, instituições de ensino, varejo, hospitais e no agronegócio. 

A tecnologia de segurança é mais que necessária no atual cenário.

Bons Negócios!

Por Fabio Cometti

Especialista em Formação de Carteiras de Clientes, Gestão de Equipes e Estratégias Comerciais.
linkedin.com/in/fabiocometti

By rt360