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*Por Bernardo Borzone

O RCS (Rich Communications Service) é um protocolo de comunicação entre operadoras de telefonia móvel que tem o objetivo de oferecer um sistema de mensagens de texto muito mais completo, que forneça conteúdo multimídia.

A tecnologia trouxe um novo padrão de comunicação digital para o mercado, permitindo que empresas e pessoas se comuniquem de forma mais simples e eficiente. Ele funciona de forma similar ao SMS, porém com mais recursos para que a experiência do usuário seja muito mais interativa e personalizada.

Criado pela Associação Mundial das Operadoras (GSMA), hoje, conta com toda a expertise da gigante Google. A proposta do RCS é permitir que as marcas consigam personalizar e atestar a autenticidade de suas comunicações através do logotipo e selo de verificação, que agora pode ser inserido diretamente na mensagem. Na prática, as vantagens vão muito além. O RCS aceita recursos multimídia, como imagens, vídeos, áudios e gifs, tornando a comunicação mais leve e atrativa.

Interação fácil é o grande destaque da ferramenta. O usuário consegue responder com apenas um clique, escolhendo rapidamente entre as opções sugeridas pelo remetente. Isso permite que as marcas desenhem experiências completas e estimulem ainda mais o engajamento. Além disso, as taxas de conversão são altas e os relatórios de envio e leitura são bastante completos.

As vantagens não são só para quem envia as mensagens, mas também para quem as recebe. O usuário pode interagir, respondendo apenas com alguns cliques nas opções pré-programadas, tudo de forma automatizada, sem a necessidade da intervenção humana. Com isso, o nível de engajamento costuma ser maior, podendo ter resultados até cinco vezes melhor que um SMS.

Boa parte desse sucesso é creditado ao fato de que o consumidor consegue identificar rapidamente quem é a empresa que está enviando a mensagem e sua política de privacidade. Outra questão é que a navegação é embarcada, não ocorrendo o tradicional envio de um link que direciona o cliente para outra página – que normalmente tende a despertar desconfianças sobre possíveis fraudes.

Essa tecnologia está abrindo as portas para um novo formato de comunicação, mais dinâmico, interativo, atrativo e confiável. Ela chega para ampliar o leque de soluções de comunicação digital, permitindo o desenvolvimento de experiências mais completas, independentemente do perfil da empresa ou do objetivo da comunicação. As marcas que já estão criando ações com o RCS estão caminhando a passos largos para construir uma conexão mais direta e de muito mais fidelidade com seus clientes.

*Bernardo Borzone é diretor de receitas responsável pelas áreas de Customer Success, Comercial e Marketing na Pontaltech, empresa especializada em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.

Sobre a Pontaltech:

Fundada em 2011, a Pontaltech é uma empresa de tecnologia especializada em comunicação omnichannel que ajuda empresas a automatizar e escalar seus atendimentos com um portfólio composto por diversos canais digitais e de voz. Com soluções integradas de SMS, e-mail, chatbot, RCS, agente virtuais, entre outros, simplifica a comunicação das empresas com seus clientes de forma inteligente e eficiente, sem nunca perder a proximidade humana.