fbpx

Por Marcos Farias*

Os benefícios da computação em nuvem já são conhecidos por grande parte das empresas e dos profissionais. Antes mesmo da pandemia de covid-19, as organizações já iniciavam o movimento de transformação digital, que passa necessariamente pela adoção de soluções em cloud. Entretanto, diferentemente do que muitos imaginam, não basta  implementar essas ferramentas no dia a dia e esperar que elas, sozinhas, alcancem os objetivos esperados. Para que sejam eficientes, é preciso passar por um preparo adequado. Confira quatro passos que descomplicam a adoção da nuvem no ambiente corporativo:

1 – Capacitação dos profissionais

Antes de cuidar da tecnologia em si, é preciso repensar a estrutura da empresa para potencializar essas soluções. Isso implica, necessariamente, capacitar e qualificar os profissionais. Eles precisam operar essas ferramentas com excelência, identificando como extrair o máximo de eficiência delas em suas rotinas produtivas (processos) – e sem colocar em risco a segurança digital pessoal e/ou da organização com um possível uso inadequado. Em outras palavras: é altamente recomendável investir em treinamentos e certificações dos colaboradores, mantendo-os em consonância com as principais tendências e melhores práticas da área.

2 – Planejamento dos processos

Uma vez feita a capacitação dos profissionais, a etapa seguinte consiste na preparação da empresa em si. Antes de migrar para a nuvem com colaboradores qualificados, é fundamental definir uma estratégia e planejar bem todos os processos. Trata-se de uma mudança e tanto para o ambiente corporativo, que passa a digitalizar e automatizar cada vez mais as diferentes tarefas do seu dia a dia. A organização precisa ter em mente aonde quer chegar e quais metas serão traçadas para isso. Somente assim é possível aliar a maior eficiência com mais qualidade e segurança.

3 – Foco no que realmente importa

As empresas não podem mais ignorar a importância do cloud, mas isso não significa que devem adotar qualquer solução que aparecer pela frente. Hoje, há inúmeros softwares e sistemas baseados em nuvem à disposição dos empresários. Entretanto, para que a produtividade se mantenha em alta, é preciso manter o foco naquilo que realmente é mais importante, isto é, nas soluções que vão fazer a diferença para os profissionais bem como estejam alinhados aos objetivos e indicadores do negócio. Para isso, é preciso pesquisar bastante os melhores fornecedores e identificar quais recursos impactarão positivamente o dia a dia. 

4 – Monitoramento contínuo

Por fim, uma dica importante para quem tem aplicações em nuvem é o acompanhamento contínuo das soluções em busca de atualizações e possíveis erros que podem aparecer durante a implementação e utilização. Nem sempre o resultado abaixo do esperado é proveniente da computação em nuvem, mas sim uma consequência da forma como é utilizada. Portanto, é imprescindível que a empresa tenha uma equipe que realize esse monitoramento rotineiro em busca de implementações mal realizadas, brechas de segurança ou até recursos que poderiam ser mais bem aproveitados.  

As empresas sabem que precisam fazer mais, com menos. Por outro lado, não há como inovar sem uma disposição a experimentar o novo e com isso eventualmente cometer alguns equívocos. Porém, é muito menos doloroso aprender com os erros dos outros e considerar estas lições aprendidas no processo de inovação. Afinal, quando o tempo é curto, o espaço disponível para retrabalhos é muito limitado. Logo, é preciso ser assertivo na estratégia do negócio e na implementação da mesma. As soluções contratadas precisam trabalhar em conjunto com os profissionais em prol do mesmo objetivo. A computação em nuvem oferece essa possibilidade às organizações, desde que elas saibam como utilizar essa tecnologia em sua plenitude.

*Marcos Farias é CEO e sócio fundador da Arki1, empresa especializada em treinamentos oficiais de Google Cloud, certificada pela gigante do Vale do Silício, que em abril de 2020 a escolheu como Google Cloud Authorized Training Partner of the Year 2019 na América Latina – e-mail: arki1@nbpress.com.

By rt360