fbpx

Projeto desenvolvido pela Avantia conta com sensores de movimento, câmeras, botões de pânico, Inteligência Artificial em uma solução que analisa comportamento físico de idosos

A Avantia, uma das líderes em segurança eletrônica no País, anuncia o lançamento do sistema de segurança para prevenção de acidentes com idosos, que conta com câmeras inteligentes, Inteligência Artificial, sensores e sinalização de solo em LED.  

O projeto foi desenvolvido para o residencial de alto padrão Elissa Village, em Curitiba, que iniciou as atividades em agosto deste ano. O local foi idealizado com base em estudos sobre longevidade e estruturado com aplicações tecnológicas de última geração. Inspirado em modelos americanos e europeus, o empreendimento tem o mesmo conceito de hotel de luxo e investiu em tecnologias para entregar, além de comodidade, segurança e inovação.  

O sistema de segurança desenvolvido pela Avantia garante que os idosos recebam apoio imediato dos profissionais de saúde em qualquer eventualidade. São mais de 100 câmeras integradas a um software com sistema de Visão Computacional que usa Inteligência Artificial, desenvolvido com técnicas de Deep Learning, que envia imagens e dados diretamente à rede de enfermaria e de gestão do Elissa Village. Mais do que imagens, o sistema entrega e traduz informações, como dificuldades para se locomover ou mudança abrupta de ritmo. Essas intercorrências são captadas pelas câmeras, registradas no software e em relatórios por meio de dashboard para análise e medidas preventivas dos especialistas da área. Tudo isso acontece em frações de segundos. 

O sistema dispõe de sensores com detecção de movimento que acionam luzes em LED próximo ao solo, para ajudar os residentes no deslocamento assim que acordam e em todos os momentos.  

Além disso, a função Heat Map (Mapa de Calor) detecta os pontos quentes das imagens: os locais que mais atraem os idosos durante o dia e demandam maior atenção dos profissionais. Todas as câmeras são interligadas a botões de pânico de fácil acesso instalados nas quatro alas que compõem o ambiente, monitorados 24 horas pelos profissionais do Elissa. Em caso de queda repentina, o profissional da saúde terá imagens prévias de fácil acesso e aviso sonoro para que possa agir imediatamente. 

Os banheiros contam com câmeras no ambiente externo às cabines para a contagem e controle de acesso. Os botões de pânico estão conectados às câmeras e aos microfones para que, em alguma intercorrência, o profissional consiga se comunicar com o idoso até a chegada ao local.  

O sistema contou com mais de 40 profissionais e seis meses de desenvolvimento pela área de inovação Avantia Labs. “É um grande projeto e somos os pioneiros nessa proposta de segurança inteligente para prevenção de acidentes em espaços para idosos. A finalidade maior é prever acidentes e anteceder planos de ação que podem salvar vidas”, conclui Douglas Brito, gerente de negócios da Avantia. 

Sobre a Avantia: Empresa brasileira de tecnologia e segurança que utiliza inteligência artificial e faz a integração de soluções tecnológicas por meio do monitoramento inteligente de imagens e som. Fornece serviço de monitoramento de alarmes, ambientes, áreas de risco e estoques para atender as necessidades e reduzir custos de grandes empresas privadas e públicas, indústrias, companhias da construção civil, setores hospitalar e educacional. Atua com tecnologia própria, com produtos desenvolvidos pela área de pesquisa e desenvolvimento, a Avantia Labs, sediada no Porto Digital de Pernambuco. A companhia tem 21 anos de mercado, cerca de 500 colaboradores e está sediada em Recife (PE), com escritórios em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Brasília (DF). A Avantia é parte do Instituto Endeavor e assina projetos de clientes como McDonald’s, Gerdau, RaiaDrogasil, Banco 24Horas, Oi, Governo do Estado de Pernambuco, Chesf, SPTrans, entre outros.