fbpx

Com a melhora da resolução de jogos e filmes e a necessidade de isolamento decorrente da pandemia de Covid-19, a demanda por internet aumentou, acompanhada de planos com maiores velocidades e carência de conexões mais estáveis e confiáveis. Por consequência, o acesso à banda larga e a internet fibra óptica crescem no Brasil ano após ano.

Segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), já são 36,5 milhões de contratos de banda larga fixa ativos no país, um aumento de aproximadamente 18,8% em relação ao ano anterior. Apesar de grande parte das transmissões utilizarem a estrutura da telefonia fixa (xDSL), tecnologias como a internet via fibra óptica vem ganhando força: é a que mais registrou novos usuários, chegando a 19,1 milhões de acessos em abril de 2021.

Mas o que realmente é internet via fibra óptica e o que ela tem de diferente em relação às outras? Quais são os pontos positivos e por que a tecnologia ainda não é acessível a todos? Confira neste artigo!

Entendendo o conceito: como funciona a internet via fibra óptica?

Para começar, vamos falar mais sobre o conceito de internet fibra óptica: é um meio de transmissão que permite o tráfego de dados com altíssima velocidade — próxima à velocidade da luz. Os cabos são compostos por feixes de vidro, tão finos quanto um fio de cabelo humano, revestidos de plástico reflexivo e isolante.

internet via fibra optica

Com o auxílio de conversores integrados aos transmissores, todo o sinal de dados é transformado em luz, que será transmitida por meio de reflexões ao longo de todo o cabo, sem nenhuma interferência. Por isso, a grande rapidez, estabilidade e qualidade, o que está tornando a internet fixa 70% mais rápida no Brasil.

velocidade de transmissão de dados por fibra óptica pode ser até um milhão de vezes maior que o cabo metálico ou coaxial. Essa tecnologia permite carregar a informação digital ao longo de grandes distâncias. São transportados, em média, de 109 a 1010 bits por segundo, o que dá uma velocidade de cerca de 40 Gbps. Tudo isso torna a fibra uma das tecnologias de transmissão mais modernas do mundo.

Vantagens

Pela velocidade, volume e qualidade na transmissão, a fibra óptica é uma tecnologia que oferece alta performance a conexões de internet, levando o que há de mais avançado para o consumidor. Entenda, a seguir, as vantagens da internet fibra.

  • Planos mais robustos: a internet via fibra óptica tem capacidade para entregar planos com velocidade maior. Por exemplo, isso permite que os usuários assistam ao mesmo tempo, streaming de vídeo em diversos equipamentos (device) na mesma residência ou empresa.
  • Largura de banda: Outro ponto importante da tecnologia é a capacidade de transportar muito mais informações com menos cabos. Com a espessura de um fio de cabelo, a fibra óptica pode transmitir 2,5 milhões ou mais de chamadas telefônicas ao mesmo tempo, se fosse utilizado um cabo de cobre, ele teria um diâmetro de quase 6 metros para dar conta desse mesmo volume de dados;
  • Área de cobertura maior e resistência: o vidro utilizado nos feixes é menos propenso a interferências eletromagnéticas, o que evita oscilações e preserva a qualidade do sinal, mesmo em grandes distâncias.
    A degradação na fibra óptica depende do seu conversor ou módulo utilizado, podendo ser desde 500 metros até 200 Km, os comuns são de 20 Km, enquanto no cobre a perda é perceptível a partir dos 100 metros. E sobre a resistência do material, o desgaste do cobre é maior, em função da oxidação e dos efeitos da mudança de temperatura do material;
  • Redução do espaço físico: o ponto de concentração da rede de fibra, ou seja, o ambiente onde estará instalado OLT que vai conectar aos contratantes, não precisa de co-locação para essa estrutura, como é o caso das torres de transmissão de ondas via rádio. Isso gera um impacto significativo nos gastos do projeto e reduz o espaço físico, já que os OLTs ocupam apenas 1U de altura no racks ou shelters externos;
  • Facilidade de instalação: os cabos de fibra óptica são mais fáceis de instalar por terem diâmetros menores e mais flexíveis que o modelo de cobre. Além disso, o custo para implantar essa rede é mais barato e os gastos com manutenções podem reduzir em até 80%, já que os cabos sofrem menos com interferências externas.

Leia também: Glossário para provedores de internet: o que significam os principais termos usados por ISPs

Diferença de internet fibra óptica e via rádio

tabela fibra

A internet via rádio transmite os sinais sem nenhum tipo de fio, ela se propaga por meio da repetição de ondas de rádio realizadas por torres, conhecidas como pop, localizadas em regiões estratégicas, para uma antena instalada na residência ou empresa — diferente da internet fibra óptica que leva os dados da central da provedora até o contratante por meio do cabo.

Sendo assim, uma das principais diferenças entre a internet fibra óptica e a rádio é a estabilidade e restrição de velocidade. A rede via rádio em 2.4Ghz, mesmo com uma instalação adequada, tem limitações de velocidade. Além disso, pode sofrer com interferências como árvores, muros, prédios, entre outros, além de fenômenos naturais, como chuvas e raios, os quais podem atrapalhar a qualidade da conexão.

No entanto, a fibra óptica demanda um processo mais extenso para ser ofertado e, por isso, ainda não chegou em todos os lugares. Dessa forma, a internet via rádio ainda não é uma opção a ser descartada, já que ela tem como principal vantagem o custo mais acessível e a disponibilidade em regiões mais afastadas, em lugares sem estrutura para cabeamento ou localidades centrais com o tipo de conexão por cabo de cobre mais defasada.

Fonte: https://blog.intelbras.com.br/o-que-e-internet-via-fibra-optica/

By rt360