fbpx

Essa palavra é muito usada nos dias de hoje, e o hoje a RT360 explica o significado desse termo e a sua importância

Mesmo parecendo um termo muito complexo, a criptografia é mais simples do que parece. É um sistema de algoritmos matemáticos que transformam em códigos os dados do usuário, com o objetivo de apenas o usuário, ou quem possui a chave de acesso, possa ler.

Com o aumento da nossa dependência da internet quase tudo que fazemos está online, telefonemas, e-mails, mídias sociais, compras, entre outras coisas são indispensáveis em nossas vidas atualmente. Enquanto estamos na internet nossos dados estão sempre sendo armazenado em algum lugar, e esses dados só deveriam ser expostos para o provedor de serviços que faz o intermédio da conversa, porém nos últimos anos os ataques hackers estão cada vez mais comuns e o roubo de dados também, nesse momento a criptografia pode essencial para a sua segurança eletrônica.

A criptografia é uma coisa mais antiga que a própria internet, ela surgiu para o uso militar, impedindo que os inimigos que tivessem acesso as mensagens possam entender o conteúdo. De certo modo, o sentido continua sendo o mesmo a criptografia pode impedir o vazamento de dados, já que somente o remetente e o destinatário tem a chave de acesso para decifrar os dados compartilhados.

Principais tipos de criptografia:

  • Simétrica ou Criptográfia de chave secreta ou privada: Nesse primeiro tanto o receptor da mensagem quanto o emissor possuem a mesma chave de acesso;
  • Assimétrica ou Criptográfia de ponta a ponta ou Criptográfia de chave pública: Essa utiliza de chaves diferentes para decodificar a mensagem, assim o compartilhamento se torna desnecessário;

Qual a importância real da criptografia?

Os ransomwares (malwares que sequestram dados e pedem pagamento de sequestros) são cada vez mais comum na internet atual, além do roubo de dados que podem ser usados para ter acesso as suas informações nas redes.

Informações tiradas do Webinar com o engenheiro de soluções da DINAMO Networks, Tadeu Barreto.

Sobre a Dinamos Networks: fabrica diversos modelos de Hardware Security Module (HSMs), ou, cofres digitais, para guarda segura e gerenciamento de certificados e chaves criptográficas. Os equipamentos conferem sigilo e garantem integridade de informações críticas aos negócios dos clientes, por meio de diversas funcionalidades. Para o mercado SMB a DINAMO Networks desenvolveu o HSM DINAMO Pocket, que faz a guarda e a gestão segura de 200 certificados digitais.

By rt360