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A RT360 foi ouvir a SOL TELECOM, uma empresa brasiliense que atua desde 2005 como distribuidora das maiores e melhores fábricas nacionais e multinacionais nos ramos de Telefonia, Interfonia, CFTV, Segurança e Rede Estruturada (Telecom e Tecnologia), com atuação fortemente no Centro-Oeste brasileiro, sobre como ela esta enfrentando esses meses de pandemia e mudança nos modelos de negócios das empresas de tecnologia. As entrevistas foram com Klayton Oliveira, Gerente Comercial Nacional Sol Telecom; com a Márcia Lanini, Gestão de Pessoas e de Relacionamento Sol Telecom e com o Diretor Geral – Cláudio Mohn França.

RT360: Como a SOL TELECOM vem enfrentando a pandemia com seus clientes quanto ao atendimento e ao posicionamento como parceiro de negócios? 

Como acreditamos fortemente que a satisfação do nosso cliente externo se dá através da motivação e do bem estar do nosso cliente interno, não podíamos neste momento delicado e desafiador, deixar de, primeiramente, tomar as melhores decisões para a nossa equipe. Entendemos que seria fundamental diminuir o fluxo de pessoas na empresa, sendo assim, depois de uma rigorosa análise, conseguimos elencar colaboradores que iriam entrar de férias, outros que iriam utilizar as folgas do banco de horas e outros que poderiam operar no modelo Home Office. Com isso, diminuímos o risco de contágio para muitos, e continuamos operando com qualidade para atender às necessidades dos nossos clientes. 

Outro recurso adotado, este, para que conseguíssemos celeridade nas tomadas de decisões, que passaram a ser mais constantes ainda, foi a criação do Comitê de Crise da Pandemia. Que, inclusive, auxiliou nas decisões citadas acima. Esse comitê está totalmente atuante e, recorremos a ele sempre que necessário. 

Destacamos ainda a serenidade, a assertividade e o foco na qualidade e nos resultados que tanto a diretoria, quanto o nosso time de gestores adotou. 

Deixar de vender, e de atender nossos clientes com toda qualidade, segurança e responsabilidade que eles merecem, nunca foi uma opção. Nossos clientes precisavam estar na ativa, tendo em vista que os recursos oferecidos por este nosso segmento é crucial para o combate à pandemia e à crise. 

Bem no início da pandemia, chegamos a operar, por cerca de três semanas, de maneira remota. Com tele atendimento, tele vendas, entregas e retirada expressa. Nossa equipe de Suporte Técnico se destacou pela eficiência e agilidade em atender nossos clientes através dos canais de atendimento. 

Após esse período, conforme as orientações recebidas pelos órgãos competentes e pela OMS, colocamos em prática todas as medidas para o retorno seguro do atendimento presencial aos nossos clientes. 

As nossas unidades estão equipadas com vários acessos ao álcool em gel. Estabelecemos, por meio de dispositivo suspenso, o distanciamento recomendado entre clientes e atendentes, e toda a nossa equipe está utilizando máscara de proteção. Temos feito, desde então, a contínua desinfecção, além de intensificar ainda mais a limpeza dos ambientes. 

Fizemos mais de 2 mil kits de cuidados contendo máscara e álcool em gel para distribuir aos nossos parceiros. 

Mas, ainda assim, procuramos flexibilizar e praticar um atendimento mais personalizado aos nossos clientes, a fim de que sejam atendidos da maneira que se sintam mais seguros. 

Outro fator que trouxe um impacto bem positivo com nossos parceiros, é a organização que mantemos relação ao nosso estoque. Sempre nos preocupamos em fazer uma boa gestão de estoque, o que nos rendeu um diferencial ainda maior neste momento de pandemia. Fizemos o possível para que nossos clientes não perdessem oportunidades de negócios por falta de material. Mesmo que, com um cenário incerto, nos mantivemos ativos em nossas compras. 

Estamos totalmente atentos aos sinais e indícios de novas mudanças no mercado e no contexto geral. Estamos continuamente desenvolvendo nossa capacidade de adaptação porque entendemos que todas as mudanças que forem surgindo vão requerer agilidade total. 

Sol Telecom on Twitter: "Coffee Break na unid. Sol Telecom ...

RT360: Quais as mudanças que a SOL TELECOM realizou para manter seu atendimento em relação às tecnologias e fornecedores para esse novo cenário? 

Além de estarmos totalmente atentos aos lançamentos realizados pelas indústrias, e em observação constante às práticas e mudanças do mercado no segmento, nós da Sol Telecom, estamos colocando em prática algumas medidas importantes para o momento e investindo em novas ferramentas e tecnologias. 

Aderimos à Sala Conceito para Projetos a fim de destacar produtos em alta, através de show room, fortalecendo ainda mais os treinamentos e assessoria aos integradores. 

Adquirimos uma ferramenta de alto nível para oferecermos mais agilidade no atendimento e na comunicação com nossos parceiros. 

Identificamos a necessidade e buscamos um reposicionamento nas mídias digitais. 

Temos desenvolvido profissionais específicos por segmentos, a fim de estreitar a parceria com as indústrias e trazer melhores resultados. São os nossos Supervisores de Segmento. 

Temos apoiado de maneira mais assertiva os nossos parceiros em seus desafios, oferecendo orientação e suporte inclusive em questões de gestão e atendimento através de treinamentos e mentorias. 

Sabemos que o sucesso do nosso cliente é o nosso sucesso, e que o sucesso dos nossos fabricantes depende dos nossos resultados. Esse conceito tornou-se nosso princípio, por isso honramos nossas parcerias. Realmente pra gente não é clichê o “Juntos somos mais fortes!” 

Sol Telecomunicações

RT360: Como foi o crescimento dos últimos anos e qual o plano de expansão regional e nacional da SOL TELECOM? 

A Sol Telecom se destaca no mercado pelo nível de organização, pelo planejamento e pela padronização de seus processos. Sendo assim, prezamos pelo crescimento de maneira estruturada, planejada e, principalmente, sólida. 

Podemos afirmar que nosso crescimento está bem alinhado e dentro das expectativas do nosso planejamento estratégico. Temos tido um crescimento expressivo e, inclusive, bem acima da média do nosso segmento. 

Começamos há 14 anos no Distrito Federal, expandindo ao longo dos últimos anos para os estados de Goiás e Mato Grosso do Sul. Hoje contamos com 06 unidades. A nossa matriz está localizada na Asa Norte, Brasília/DF. Em 2015 foi a abertura da nossa unidade de Taguatinga/DF. Em março de 2017 inauguramos a unidade de Valparaíso/GO. Também em 2017 aconteceu a abertura da unidade de Ceilândia/ DF, no mês de novembro. No ano de 2018 iniciamos nossas atividades em Campo Grande/MS, e em 2019 foi a vez de Goiânia/GO receber a Sol Telecom. 

Para este ano de 2020 temos uma grande conquista que é a inauguração do nosso Centro de Distribuição com mais de 3.000 m². Esta inauguração está prevista para o mês de dezembro, logo após a finalização da construção. 

Para 2021 pretendemos retomar a abertura de novas unidades a nível nacional, alcançando outros estados. 

Estamos trabalhando com muita dedicação, ética e profissionalismo para continuarmos crescentes. Contamos com uma gestão baseada na organização, na inovação e no dinamismo, sabendo que este é o caminho para nos mantermos em evidência e em significativa expansão neste mercado. 

Sol Telecomunicações

Acesse: https://www.soltelecomunicacoes.com.br

By rt360