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Por Ivone Rocha

Embora muito se fale que marketing é uma área bem complexa e difícil de se trabalhar, dada a amplitude de ferramentas e recursos, percebemos que todos, de uma forma ou de outra, se utilizam do marketing, seja nos negócios ou na vida. Você faz marketing quando mostra nas redes sociais sua habilidade em networking, em persuasão na venda de sua imagem. Faz marketing também dentro da empresa em que trabalha ou que presta serviço, quando divulga (e vende) os produtos e a marca dela. Faz marketing quando utiliza os mais variados recursos de internet para promover seu negócio, aumentar o público e incrementar as vendas.

Não importa a maneira como isso é feito nem se os resultados atingiram ou superaram as expectativas, é marketing! Quando você identifica as necessidades humanas e sociais do seu público e direciona a ele aquilo que ele estava precisando para supri-las, segundo Kotler (2006), isso é marketing.

É marketing também, quando você promove relações de troca com vistas a atender desejos e necessidades dos consumidores e obter resultados que sejam satisfatórios, na mesma medida, aos dois lados, como defende Las Casas (2007). Também podemos dizer que é marketing, quando se conjuga planejamento, execução e definição clara de preço, promoção, distribuição (e disseminação) de produtos e serviços com o objetivo de trocas saudáveis, que posam suprir expectativas individuais e organizacionais, conforme explica Drucker (2000).

Quando a gente vira o botão para a divulgação, venda e disseminação da marca com o uso de recursos ligados às tecnologias da internet, estamos nos referindo ao marketing digital. A grande diferença (além desta), está na utilização mais adequada das ferramentas para uma ou outra situação. Trabalhamos o marketing digital com o uso de um conjunto de instrumentos. Difícil citar todos, eu precisaria de muitas e muitas páginas para listá-los. Então, vamos nos concentrar nos mais importantes, aqueles que podem trazer resultados mais rápidos e que sejam mais práticos de serem utilizados. 

Contempla esse ferramental do marketing digital as redes sociais virtuais que estão em sites como Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube, Twitter, para citar alguns. E também os aplicativos de mensagens como WhasApp, Telegram, Messenger, Skype etc. Há também as ferramentas e recursos do Google, importantíssimas, quando se fala em marketing digital, que são o Google Ads, Trends, Forms, entre outras. 

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Não nos esqueçamos dos links patrocinados, conteúdo orgânico, SEO (Search Engine Optimization), que significa sistema de otimização de ferramentas online para que tenha a melhor visualização possível aos públicos. E ainda instrumentos como o e-mail marketing, que promove uma relação bem amistosa com os clientes ou prospects e que gera leads (simpatizantes), termo bem disruptivo nos últimos tempos.

Mas o marketing avança muito mais em seus recursos. Quando nos referimos à importância de se valorizar a marca para que o produto tenha uma boa aceitação pelo consumidor, ou seja, o branding, ou quando trabalhamos o conteúdo da marca (branded content) estamos falando de marketing e de marketing digital. O inbound marketing, o marketing de conteúdo, que trabalham o produto do lado do consumidor para a marca (e não ao contrário como foi feito durante várias gerações), destacando o que ele pode agregar para a vida desse consumidor, também são opções relevantes para a melhoria dos negócios. 

Mas o marketing digital depende de estratégias para que obtenha os resultados esperados, e antes precisa de um planejamento. Dependendo do negócio, esse planejamento pode ser bem simples, às vezes ele chega a ser virtual, mas é necessário. 

Você deve estar se perguntando, “com tantas coisas, como vou conseguir me dar bem nos meus negócios?” E eu te respondo, com foco, competência, perseverança e crença. É preciso acreditar do que você vende, ter nesses produtos a representação do que você acredita na vida (valores morais, éticos, honestidade, solidariedade). O marketing e o marketing digital são o complemento disso, porque ele te ajuda a colocar esses princípios nas redes e o consumidor que acredita neles virá com toda a certeza.

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Por Ivone Rocha

https://www.linkedin.com/in/ivonerocha/

Consultora de negócios eletrônicos e pedagógica, professora universitária de cursos de comunicação, marketing e negócios, mestre em políticas públicas, MBA em Tecnologia da Informação e e-Business com formação em jornalismo. É gestora e professora do programa de cursos De Olho na Rede (Facebook.com/deolhonaredecurso)

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