fbpx

Novo Normal ou Normal Novo!

Por Marcel Spadoto

Nossa geração está refletindo muito e buscando as saídas para esse momento.

O novo normal ou normal novo, não é uma questão individual, mas sim uma questão coletiva, vamos sair dessa juntos, ou não vamos sair.

Após quase 60 dias que as nossas rotinas foram duramente alteradas, temos muitas dúvidas quanto ao desfecho dessa situação, ou melhor, quanto ao novo começo que teremos no futuro próximo.

Sem uma vacina, vamos ter restrições quanto ao convívio e liberdade de ir e vir, de estar com mais ou menos pessoas.

A economia já vivia um momento muito desafiador, e o COVID-19 só exacerbou a situação como um todo.

As nossas lideranças da sociedade como um todo (políticos, artistas, imprensa, empresários, esportistas etc), com algumas bravas e raras exceções, não conseguiram mostrar o caminho e liderar o processo nesse período. Ainda há tempo para uma mudança nesse sentido, tenho fé e esperança, que tudo isso possa revertido.

No mundo da tecnologia, temos um cenário de muitas oportunidades, mas teremos que nos mover com estratégia e agilidade.

Não vamos para um mundo novo, com tudo diferente, vamos para um mundo diferente e com algumas novidades, mas todas que já tínhamos visualizado e o desenvolvimento seria mais lento e gradual.

Vamos ter o trabalho remoto, muito antecipado e valorizado.

Nossas casas serão equipadas com mais recursos e coeficientes profissionais.

A segurança da informação vai evoluir muito.

O acesso aos bancos de dados e a manipulação dos dados, vão ter que mudar muito, para atender as demandas do novo cenário, mas também a legislação sobre proteção dos dados dos usuários.

O volume e a velocidade das redes, serão vitais para esse desenvolvimento e antecipação, que nos foi imposto pela realidade.

Vamos ter mais interações, vamos buscar o contato direto (da forma como é possível hoje), estávamos em um processo de automatização das relações, isso tem que mudar, para automatizar somente os processos, deixando que as relações possam fluir entre as pessoas.

Bons negócios!

Marcel Spadoto
Consultor, mentor, palestrante e especialista em pessoas, vendas, gestão e networking. Diretor da iBluezone e Spadoto Consultoria
linkedin.com/in/spadoto