fbpx

Negócios Sustentáveis

Por Marcel Spadoto

Aproveitando que estamos em março e viramos a página definitivamente para 2020, digo isso, pois sempre tem a velha fala que o ano, sempre, começa depois do carnaval. Para mim o ano já tinha começado até mesmo antes do final de 2019, dada toda a expectativa que estamos gerando nesses últimos anos, por tempos melhores e promissores. Mas agora temos que trabalhar fortemente para a construção de um ano vigoroso, e eu acredito muito na nossa força e capacidade para isso.

Um ponto que precisamos olhar com enorme atenção na empresa, agora e sempre, será para a Governança Corporativa, ela é vital, independentemente do segmento e tamanho que ela tenha.

A Governança Corporativa representa uma excelente oportunidade para a evolução da gestão das empresas.

Em um mundo VICA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) em português ou VUCA em inglês, o processo de tomada de decisão, transparência e confiança, se tornam vitais para a segurança e longevidade da empresa.

Algumas citações sobre Governança Corporativa:

“Em um ambiente de negócios em constante transformação e cada vez mais concorrido a governança tem modernizado e aprimorado as práticas de gestão, tornando as empresas aptas a tirar vantagem de cenários adversos para se tornarem cada vez mais competitivas.”

Prof. Roberto S. Gonzalez  Autor do Livro: Governança Corporativa – O poder de transformação das empresas

A sociedade vem, cada vez mais, demandando maior responsabilidade por parte das organizações, especialmente as empresas. Nesse sentido, o autêntico desejo de informar as diversas partes interessadas da organização sobre fatos positivos e negativos, financeiros e não financeiros, evidencia uma postura de maior transparência, necessária para aumentar o grau de confiança nos relacionamentos. As novas tecnologias ligadas à informação aumentam ainda mais a necessidade de uma postura proativamente transparente.”

Prof. Carlos Eduardo Lessa Brandão

Autor do Livro: Governança Corporativa e Integridade Empresarial

“Conjugar os conceitos das Blue Zones (satisfação, longevidade e felicidade para as pessoas) com ambiente empresarial, visando colaborar para que as empresas e seus stakeholders tenham um desenvolvimento pleno e sustentável.

iBluezone

“Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.”

IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa

“Governança corporativa ou governo das sociedades ou das empresas é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada. “

Wikipédia

A pergunta mais relevante e necessária sobre Governança Corporativa: quando vamos implementar essa metodologia na nossa empresa? Não se discute mais se ela é necessária ou não, estamos no caminho de saber quando vamos ter e usar.

Ter Governança Corporativa na empresa é uma iniciativa dos principais líderes, sócios e acionistas, se a cúpula e o centro do poder não se movimentar, nada será feito nesse sentido. Os dirigentes das empresas precisam ser muito diligentes nesse sentido.

A empresas que investem em governança corporativa possuem, entre outros benefícios:

  1. Mais valor de mercado;
  2. Maior probabilidade de conseguir investimento;
  3. Juros e condições melhores quando buscam financiamento;
  4. Melhores e maiores clientes e parceiros;
  5. Margens médias maiores em suas vendas;
  6. Grande possibilidade de expansão dos seus negócios;
  7. Segurança para operar, obedecendo todas as leis e normas, bem como sempre operando com as melhores práticas de mercado.

Ter uma empresa saudável, rápida e com a segurança para tomada de decisão, essa deve ser busca da liderança da empresa.

A criação de Blue Zones Corporativas (empresas rápidas, longevas, rentáveis, bem gerenciadas e sustentáveis), deverá ser uma tendência no futuro próximo.

Um excelente ano e muitos bons negócios.

Marcel Spadoto
Consultor, mentor, palestrante e especialista em pessoas, vendas, gestão e networking. Diretor da iBluezone e Spadoto Consultoria
linkedin.com/in/spadoto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *