O marketing digital vem crescendo ao longo do tempo e, tudo que aconteceu durante a pandemia com seu uso, foi uma antecipação de alguns anos em poucos meses.
Não poderemos preceder do uso do marketing digital, das usas táticas, estratégias e ferramentas, a perguntar não é: se vamos usar? Mas sim: quando vamos começar a usar?
Foram realizadas duas pesquisas relevantes sobre as vendas no segmento B2B, uma pelo LinkedIn e outra pela Intelligenzia, entre o final de 2019 e abril de 2020.
Os resultados mostram como tem crescido o uso do inbound marketing e das mídias sociais, para atrair, educar e nutrir os futuros clientes.
A pesquisa de Intelligenzia, no mercado B2B, realizada em 2019, com 330 empresas, de vários portes e segmentos, mostrou que o LinkedIn já era usado por cerca de 80% das empresas, para distribuição de conteúdo. Agora em 2020 com as restrições de mobilidade, devemos tender aos 100%.

Cerca de 95% das empresas já usavam as mídias sociais como tática de produção de conteúdo.
Cerca de 65% das empresas já faziam anúncios pagos no LinkedIn.
A pesquisa realizada pelo LinkedIn com cerca de 500 profissionais do mercado B2B, em abril de 2020, mostrou que mais de 67% dos profissionais usam o LinkedIn como forma de abordagem.
O LinkedIn Sales Navigator (uma poderosa ferramenta para gerar relacionamentos, leads e negócios), vem ganhando cada vez mais usuários pelo mundo.
Cerca de 57% das empresas declaram que vão investir em tecnologia para colaborar com o marketing e vendas.
Algumas informações sobre o LinkedIn no Brasil:
- São mais de 46 milhões de usuários;
- São mais de 280 mil empresas;
- Durante a pandemia houve um aumento de 200% nos acessos.
Veja o quadro da evolução do papel do marketing:

Segue algumas ações, muito simples, que podem alavancar a sua atuação no marketing digital e como consequência os seus negócios:
- Crie um blog corporativo, para divulgar suas ideias, produtos, serviços e soluções;
- Use o SEO (Search Engine Optimization), em português: otimização de mecanismos de busca. Importante escrever o texto para as pessoas entenderem, mas também, os mecanismos de buscar darem relevância para esse conteúdo;
- Treine sua equipe de vendas para aprender a usar as ferramentas digitais, pois podemos começar o relacionamento no mundo digital.
Em 2021 teremos que estar muito mais preparados para essa evolução nos relacionamentos digitais, aproveite esses dias para uma grande reflexão sobre como a sua empresa atende os clientes e/ou futuros clientes, se a sua empresa fez a lição de casa, parabéns, mas se ainda não fez, busque ajuda.
Feliz 2021, com muita saúde e prosperidade!
Por Marcel Spadoto
Consultor, professor, mentor, palestrante e especialista em vendas, gestão e networking. Diretor da iBluezone.