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O marketing digital vem crescendo ao longo do tempo e, tudo que aconteceu durante a pandemia com seu uso, foi uma antecipação de alguns anos em poucos meses.

Não poderemos preceder do uso do marketing digital, das usas táticas, estratégias e ferramentas, a perguntar não é: se vamos usar? Mas sim: quando vamos começar a usar?

Foram realizadas duas pesquisas relevantes sobre as vendas no segmento B2B, uma pelo LinkedIn e outra pela Intelligenzia, entre o final de 2019 e abril de 2020.

Os resultados mostram como tem crescido o uso do inbound marketing e das mídias sociais, para atrair, educar e nutrir os futuros clientes.

A pesquisa de Intelligenzia, no mercado B2B, realizada em 2019, com 330 empresas, de vários portes e segmentos, mostrou que o LinkedIn já era usado por cerca de 80% das empresas, para distribuição de conteúdo. Agora em 2020 com as restrições de mobilidade, devemos tender aos 100%.

Meios De Comunicação Sociais, Sociais, Marketing

Cerca de 95% das empresas já usavam as mídias sociais como tática de produção de conteúdo.

Cerca de 65% das empresas já faziam anúncios pagos no LinkedIn.

A pesquisa realizada pelo LinkedIn com cerca de 500 profissionais do mercado B2B, em abril de 2020, mostrou que mais de 67% dos profissionais usam o LinkedIn como forma de abordagem.

O LinkedIn Sales Navigator (uma poderosa ferramenta para gerar relacionamentos, leads e negócios), vem ganhando cada vez mais usuários pelo mundo.

Cerca de 57% das empresas declaram que vão investir em tecnologia para colaborar com o marketing e vendas.

Algumas informações sobre o LinkedIn no Brasil:

  • São mais de 46 milhões de usuários;
  • São mais de 280 mil empresas;
  • Durante a pandemia houve um aumento de 200% nos acessos.

Veja o quadro da evolução do papel do marketing:

Segue algumas ações, muito simples, que podem alavancar a sua atuação no marketing digital e como consequência os seus negócios:

  1. Crie um blog corporativo, para divulgar suas ideias, produtos, serviços e soluções;
  2. Use o SEO (Search Engine Optimization), em português: otimização de mecanismos de busca. Importante escrever o texto para as pessoas entenderem, mas também, os mecanismos de buscar darem relevância para esse conteúdo;
  3. Treine sua equipe de vendas para aprender a usar as ferramentas digitais, pois podemos começar o relacionamento no mundo digital.

Em 2021 teremos que estar muito mais preparados para essa evolução nos relacionamentos digitais, aproveite esses dias para uma grande reflexão sobre como a sua empresa atende os clientes e/ou futuros clientes, se a sua empresa fez a lição de casa, parabéns, mas se ainda não fez, busque ajuda.

Feliz 2021, com muita saúde e prosperidade!

Por Marcel Spadoto

Consultor, professor, mentor, palestrante e especialista em vendas, gestão e networking. Diretor da iBluezone.

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