Em um primeiro momento para uma marca se tornar forte é necessário ser assertivo em muitos pontos.
Ter um bom produto posicionado em um preço justo, uma logística eficiente e sem dúvida nenhuma uma que considero muito importante é ter na força de vendas profissionais APAIXONADOS pela empresa.
Nessa fase inicial os valores para investimento em marketing/divulgação são reduzidos ou inexistente e o “homem de vendas” se torna muito mais que apenas um mero vendedor. É ele quem não só venderá o produto, mas também fará toda a “propaganda” da marca e “divulgação” dos produtos. Claro que nesse formato ele ficará restrito a fazer esse trabalho em suas visitas (porta a porta) e ai que está o grande segredo. Ele encara cada visita como se fosse algo vital para a sua empresa e não sossega enquanto não conseguir mostrar todo o potencial que aquele produto pode proporcionar ao seu cliente.
Evidente que não são em todas as visitas que são concretizadas as vendas, mas ele sai de todas as visitas com a convicção que fez tudo o que era possível para convencer o cliente da importância de seu produto/serviço.
Sem essa força de vendas inicial “APAIXONADA”, seria muito dificil desbravar o mercado, construir um bom “alicerce”, e consolidar a marca.
por Fernando Calil

Gerente de Canal Varejo e Distribuição – Brasil
Especializado no departamento comercial (Vendas, Marketing e Inteligência Competitiva), principalmente no mercado de IoT, Automação Residencial e Materiais Elétricos.
Engenheiro de Produção formado na POLI – USP com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas.