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Marca forte é sinônimo de amor

Em um primeiro momento para uma marca se tornar forte é necessário ser assertivo em muitos pontos.

Ter um bom produto posicionado em um preço justo, uma logística eficiente e sem dúvida nenhuma uma que considero muito importante é ter na força de vendas profissionais APAIXONADOS pela empresa.

Nessa fase inicial os valores para investimento em marketing/divulgação são reduzidos ou inexistente e o “homem de vendas” se torna muito mais que apenas um mero vendedor. É ele quem não só venderá o produto, mas também fará toda a “propaganda” da marca e “divulgação” dos produtos. Claro que nesse formato ele ficará restrito a fazer esse trabalho em suas visitas (porta a porta) e ai que está o grande segredo. Ele encara cada visita como se fosse algo vital para a sua empresa e não sossega enquanto não conseguir mostrar todo o potencial que aquele produto pode proporcionar ao seu cliente.

Evidente que não são em todas as visitas que são concretizadas as vendas, mas ele sai de todas as visitas com a convicção que fez tudo o que era possível para convencer o cliente da importância de seu produto/serviço.

Sem essa força de vendas inicial “APAIXONADA”, seria muito dificil desbravar o mercado, construir um bom “alicerce”, e consolidar a marca.

por Fernando Calil

Gerente de Canal Varejo e Distribuição – Brasil

Especializado no departamento comercial (Vendas, Marketing e Inteligência Competitiva), principalmente no mercado de IoT, Automação Residencial e Materiais Elétricos.

Engenheiro de Produção formado na POLI – USP com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas.

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4 comentários em “Marca forte é sinônimo de amor

  • 21 de fevereiro de 2020 em 08:53
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    Parabéns Calil pelo texto, lembrei-me da minha trajetória como representante Comercial nestes últimos 15 anos de profissão, parabéns..

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  • 21 de fevereiro de 2020 em 10:34
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    Parabéns Calil, você é muito competente e dedicado em tudo em que se propõe em realizar, estamos juntos…mais uma vez parabéns

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  • 27 de fevereiro de 2020 em 13:18
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    Parabéns Calil,
    Sua matéria ótimo.
    Dicas super importante para nós representante e que faz a diferença no varejo.
    Levar para os compradores e balconista as informações que ajudam no ponto de venda.

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  • 1 de maio de 2020 em 09:39
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    Concordo com você! Mesmo em tempos de vendas digitais e da tendência de aumentar cada vez mais este tipo de venda, o poder de convencimento do profissional sempre terá o seu grau de importância, principalmente no caso de alguns produtos. Até como um modo de diferenciar-se. Vou dar um exemplo, e o produto é da Intelbras. Há alguns meses fui num centro comercial e vi um quiosque de um representante da vossa marca expondo um Módulo Fotovoltaico (aquecedor solar). Parei para conversar e saber um pouco sobre essa ação de marketing. A minha ideia era ver o custo, os melhores pontos para fazer alguma divulgação e o quanto que valeria a pena fazer. Eles me disseram que, no 1o. dia, o investimento da ação já estava quase pago, pelas vendas que fizeram. A razão era bem simples: eles tinham a oportunidade de explicar e de falar “cara a cara”, de responder às perguntas, e também de fazer algumas para o cliente e propor soluções. Sempre existirá gostos diferentes, e aqui, acontece o mesmo: tem quem queira comprar pela internet e quem prefira ser atendido frente a frente. Por isso é importante ter as 2 opções de vendas: física e online.

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