fbpx

Informações disseminadas em redes sociais, dão conta que, nesta quinta feira (19/08/2021), a Lojas Renner sofreu um provável ataque cibernético chamado ransomware.

Em comunicado oficial a Lojas Renner informa que sofreu um ataque, mas não detalha qual foi o tipo. Informou ainda que todas as providencias serão tomadas e que os sistemas estão se re-estabelecendo de forma gradual.

RANSOMWARE está entre os golpes mais duros que hackers utilizam. O desastre causado pode chegar a casa do milhões de dólares de prejuízo para as empresas. Todos os dados da vitima são literalmente sequestrados e encriptados. Um resgate é solicitado normalmente em moeda não rastreável como Bitcoin. Após o resgate ser pago, normalmente a chave que libera os dados é fornecida.

O que é ransomware? | Proteção contra ransomware | Kaspersky | Kaspersky

No caso da Lojas Renner, especula-se que ransomware foi usado e o resgate exigido foi de USD 1 Bilhão de Dolares.

Para tentar mitigar esse tipo de risco, as recomendações para usuários comuns, pessoas físicas e empresas de pequeno e médio porte, está em fazer o básico. Não clicar em qualquer link, por mais tentador que seja. Jamais devemos abrir arquivos sem a certeza da origem. Uma isca pode ser colocada em ferramentas que utilizamos todos os dias (phishing), como os aplicativos de mensagens como Whatsapp, Telegram, Facebook, etc. Não deixe de seguir as políticas de segurança da sua empresa.

Para as empresas, os times de TI e cibersegurança, devem aliar ferramentas para mitigar essas ameaças, criando políticas de segurança e investindo na capacitação dos usuários. Sempre ter o plano de contingência bem estabelecido. É primordial que divulgue todas as políticas de segurança para seus endpoints.

Saúde, prosperidade para todos vocês!! Sejam prudentes (be safe)!!!

Por Wallace Rodrigues Wanderley 

 Wallace Rodrigues, Engenheiro de Telecom pelo INATEL há 26 anos, desenvolvendo negócios no mercado TI e Telecom, ajudando a clientes e parceiros a impulsionar seu core business.  Especialização infraestrutura de TI/Telecom e em segurança da informação e Proteção de Dados | Membro da Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados (ANPPD®) | Colunista Especialista da RT360.

By rt360