fbpx

  • Evento demonstrou toda a operação logística, desde a colheita da soja até o embarque para exportação até o Porto de Itaqui, em São Luís, MA
  • Operação envolveu 50 Tritrens Librelato para carregar cerca de 4.000 mil toneladas de soja por dia de colheita na Fazenda Ribeirão da RISA S/A

A Librelato, uma das maiores fabricantes de implementos rodoviários do País, participou entre os dias 17 a 19 de fevereiro da Abertura da Colheita da Soja 2020/2021, realizada pela empresa Risa, na Fazenda Ribeirão, em Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí. A Risa é uma gigante do agronegócio brasileiro, especializada na produção e fornecimento de grãos, fertilizantes, defensivos, máquinas agrícolas e prestação de serviços de armazenagem e transporte de grãos, com sede no Maranhão.

O evento demonstrou toda a operação logística que envolve o plantio e a colheita da soja na fazenda de propriedade da empresa no estado do Piauí, que possui 21 mil hectares de área. Na oportunidade, a Risa contou com a presença de clientes de todo o Brasil e cerca de 120 funcionários para demonstrar o passo a passo do trabalho.  De acordo com Paulo Ferrari, diretor de operações da Risa S/A, a operação envolveu mais de 50 tritrens exclusivos da Librelato para carregar cerca de 4.000 mil toneladas de soja por dia de colheita.

Tritrem Basculante da Librelato

Librelato foi uma das protagonistas da Abertura da Colheita da Soja 2020/2021, realizada pela Risa, no Piauí.

Para a operação de colheita, a Risa se utilizou de tritrens da Librelato com basculamento lateral em todas as composições. Os equipamentos entregam maior versatilidade à operação de colheita, possibilitando maior rapidez de carregamento e descarregamento, além de grande  estabilidade aos caminhões, sem necessidade de desacoplamento. Com essa solução, os caminhões mantém boa dirigibilidade e menor arraste, evitando desgaste excessivo de pneus.

“Esse projeto foi desenvolvido com exclusividade para a Risa, que estava em busca de maior eficiência e rapidez em suas operações no campo. Isso demonstra o grande foco da Librelato em desenvolver soluções personalizadas para ganhos de produtividade de seus clientes, tanto no momento da colheita, como para o transporte da safra”, pontua Rafael Bett, diretor comercial da Librelato.

Para Pedro Adelir, Gerente da Fazenda Ribeirão da Risa S/A, todo o investimento aplicado no último ano envolvendo tecnologias em irrigação, máquinas e equipamentos, até processos de plantio como a adubação, tecnologia de sementes e defensivos agrícolas, estima-se uma colheita com volume 5.400 toneladas superior à safra 2019/2020. “Apresentamos nesse evento um Nordeste produtivo, grandioso e tecnológico, diferente do que a mídia está acostumada a mostrar. Além disso, ficou evidente a grandiosidade da operação logística, além de toda tecnologia presente nos equipamentos e a complexidade que exige sincronia no trabalho de todos os envolvidos”. 

“Para nós da Librelato é extremamente importante participar de um evento técnico dessa grandiosidade, pois além de nos colocar cada vez mais próximos do cliente, reforçando o histórico da parceria que já existe entre as duas empresas, entendemos todas as suas necessidades operacionais em campo. Mais do que nunca, o agronegócio tem papel fundamental na recuperação da economia e essa operação logística demonstrou que o setor continuará crescendo no País”, afirma José Carlos Sprícigo, CEO da Librelato.

A Risa possui parceria de longa data com a Librelato e se tornou a única fornecedora de implementos para a empresa. Até hoje foram fornecidos cerca de 1.000 pinos, desde Semirreboques Basculantes, Rodotrens Graneleiros, Carrega Tudo, Bitrenzões Tanques e Tritrens Basculantes. “Os implementos da Librelato são protagonistas na geração de valor da nossa empresa”, finaliza José Antônio Gorgen, diretor-presidente da Risa.

By rt360