fbpx

Holandeses criam telhas cerâmicas acopladas com placas solares

A busca estética resultou em telhas na cor terracota, muito similares às tradicionais.

Quando você resolve um problema, outros começam surgir. Isso acontece frequentemente e é bom porque estimula a busca constante por soluções criativas. Vejam o caso do uso residencial de energia solar: enquanto para uns ter placas solares é um sonho ainda de difícil alcance, para outros este item não só é acessível como pode ser mais agradável esteticamente. Assim surgiram, por exemplo, os telhados solares da Tesla, nos EUA, que imitam perfeitamente as coberturas tradicionais. Também a empresa holandesa Zep Solar está apostando no modelo de telhas cerâmicas já integradas com a energia solar.

O produto apareceu como uma alternativa para quem acha as placas muito feias para serem instaladas em seus telhados. Para muitos, a razão pode ser banal diante da economia e da opção mais ecológica, porém é um nicho de mercado que as empresas jamais deixariam de explorar. No caso da Zep, fundada em 2013 por um grupo de empresários holandeses, a companhia nasceu da “convicção de que a sustentabilidade também deveria ser bonita”. Com isso, o foco é no design.

Tendo parceria com a fabricante alemã de telhas cerâmicas Nelskamp GmbH, foi desenvolvido um produto capaz de encaixar-se perfeitamente em qualquer telhado. Inicialmente, havia apenas telhas na cor preto, o que é normal afinal o objetivo é absorver a maior quantidade de energia. Entretanto, a busca estética continuou até conseguirem criar telhas na cor terracota -, trazendo ainda mais similaridade com as tradicionais. Veja algumas fotos dos telhados instalados.

A companhia concede garantia de 30 anos de resistência à água, ao gelo e à ruptura.

 

Fonte: Ciclovivo

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *