fbpx

Maior revendedora de colhedoras de cana de açúcar busca eficiência em seus processos para garantir o atendimento aos seus clientes

O agronegócio despontou no quesito Transformação Digital a partir do alto nível de tecnologia embarcada nos equipamentos utilizados no campo, e a inovação deste setor vem impulsionando todo o ecossistema. De olho nesta demanda, a Tracan, grupo de concessionárias e maior revendedora mundial de maquinários agrícolas da marca Case IH, decidiu apostar na atualização do seu software de gestão adotando o SAP S/4Hana para digitalizar sua operação e oferecer ao cliente uma prestação de serviço compatível com o nível tecnológico dos equipamentos que a empresa revende. 

O projeto de implementação, liderado pela Focus IT, consultoria especializada em serviços SAP, suporte, sustentação e fornecimento de soluções complementares, trouxe à Tracan a condição de oferecer soluções mais rápidas e customizadas de serviços, que muitas vezes ocorre no próprio campo, reduzindo o tempo de execução. Além disso, o sistema proporcionará um programa preventivo de conservação das máquinas por meio do uso da Inteligência Artificial e do Machine Learning, reduzindo as paradas principalmente durante a safra. 

A expectativa, segundo Anderson Rocha, gerente de planejamento e estratégia do Grupo Tracan, é reduzir pela metade o tempo de manutenção e evitar a parada de máquinas no campo. As ferramentas de manutenção, hoje todas computadorizadas, terão interface com o S/4Hana, que extrai os dados e aponta numa ordem de serviço o problema que recebeu atendimento, as horas gastas com o serviço e o nível de desgaste das peças e do consumo de lubrificantes, registrando eletronicamente quando será necessário realizar o reparo. Automaticamente, o sistema emitirá um alerta para que a peça esteja disponível no tempo agendado para a manutenção, além de programar a alocação do especialista que fará o serviço. 

“Com esse conjunto de informações, conseguimos ter previsibilidade do serviço e se teremos lucro ou prejuízo, possibilitando uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, promovendo uma gestão proativa do nosso negócio. Antes, tudo isso dependia do preenchimento de planilhas e a atualização no sistema demorava, acarretando atraso nos pedidos de peças e, consequentemente no atendimento ao cliente e no faturamento”, explica Rocha. 

O alcance de resultados em poucos meses de uso da nova plataforma SAP pela Tracan se deu não apenas pela facilidade de adaptação, como também pelo conhecimento da equipe de implementação, liderada pela Focus IT, que suportava os sistemas da companhia desde 2017, além de ser a fornecedora da solução fiscal utilizada pela Tracan. Agora, a consultoria assume o suporte para as melhorias do S/4Hana.

“A Tracan é um exemplo de projeto que deve ser referência para as empresas que estão inseguras com a mudança para a nova plataforma da SAP. Pudemos constatar que a transição do sistema antigo para o atual possibilitou reduzir controles paralelos, ampliou a automação e preparou a empresa para se diferenciar no mercado”, ressalta Luciano Steinbruch, CEO da Focus IT. 

Os próximos passos da Tracan, de acordo com Rocha, é entregar mais mobilidade aos usuários por meio do recurso do SAP Fiori, além de expandir o uso da integração pelas áreas de produção e atendimento ao cliente para as outras, como Recursos Humanos e CRM (Customer Relationship Management).

By rt360