fbpx

Por Marcel Spadoto

Para sermos um(a) grande profissional de vendas, precisamos amar o que fazemos.

Os(as) vendedores(as) de sucesso estão sempre agindo de forma positiva e emanando energia boa, pois estão satisfeitos(as) com as suas escolhas.

Todos nós precisamos encontrar o propósito da nossa existência, quando ele for encontrado seremos muito mais felizes. Se você já encontrou, parabéns. Se ainda está buscando ou não sabia, que precisava buscar, te convido a ler esse breve artigo.

Encontrar o nosso o IKIGAI é vital para termos uma vida plena e termos mais prazer e felicidade.

Por este motivo, eu gostaria de dividir com você algumas informações sobre esse conceito japonês tão poderoso.

“A palavra IKIGAI, originada na Ilha de Okinawa, no sul do Japão, deriva de IKI, que significa vida e KAI, realização de desejos e expectativas. Ou seja, os moradores desse arquipélago (denominado de ilhas Ryukyu) encontraram uma maneira singular de ver e viver a vida que propicia o encontro de sua “razão de ser” ou “o motivo pelo qual acordam todas as manhãs”. Esta maneira, por todos os benefícios que propicia, tem sido estudada por diversas universidades, buscando entender e replicar o modelo que está na base da filosofia de vida IKIGAI. De acordo com os japoneses, todos têm um IKIGAI. E descobrir qual é o seu requer uma profunda e, muitas vezes, extensa busca de si mesmo. Porém, essa busca é extremamente importante porque, somente a partir dela, é possível trazer satisfação e significado para sua vida. Não é à toa que nessa ilha, e devido também a esta filosofia, as pessoas tendem a viver além dos 100 anos de idade!”

Os quatro pontos importantes e vitais para viver em plenitude e harmonia com o seu IKIGAI, precisam ser descobertos e as perguntas abaixo, colaboram com esse processo de busca interior:

  1. O que eu amo fazer?
  1. O que eu posso fazer com excelência?
  1. O que eu posso fazer que é muito relevante para as pessoas e para o mundo?
  1. O que eu posso fazer e ser remunerado por isso?

Se a sua atividade está totalmente harmonizada com essas quatro perguntas, você está vivendo de acordo com o seu IKIGAI.

Em vendas, consultoria e desenvolvimento de pessoas, eu encontrei as respostas e elas estavam em linha, pois:

  • Eu tinha liberdade para fazer exatamente o que eu gosto;
  • Ser muito bem remunerado pelo meu trabalho, podendo contribuir com a evolução das pessoas e negócios dos meus clientes;
  • Toda a minha experiência poderá estar à serviço da humanidade;
  • Poderei trabalhar até quando eu decidir e na intensidade que eu desejar.

Estou muito feliz com as escolhas que fiz, e é claro, com as renúncias também. Portanto, reflita sobre os próximos passos na sua carreira profissional, considere e a planeje tendo como base o seu IKIGAI.

Bons negócios!

Feliz 2020!

Marcel Spadoto
Consultor, mentor, palestrante e especialista em pessoas, vendas, gestão e networking. Diretor da iBluezone e Spadoto Consultoria
linkedin.com/in/spadoto

By rt360