fbpx

Entrevista: Fábio Costa, do Sebrae, sobre o impacto do Coronavírus no empreendedorismo

Em entrevista exclusiva, Fábio Costa, Consultor de Gestão e Gestor do STARTUP SP do SEBRAE na região do ABC DMRR, comenta sua análise sobre os impactos da pandemia do Covid-19, o Coronavírus, sobre o empreendedorismo no Brasil:

RT360 – Quais os impactos previstos do coronavírus para o empreendedorismo no Brasil?

Incalculáveis. Será a primeira vez que colocaremos a vida como prioridade. Sempre ressaltamos que o Capitalismo coloca o Lucro em primeiro lugar, isso demonstra o Propósito atual do Empreendedorismo. Dessa vez, a comoção é mundial e os esforços para cuidar da saúde e das pessoas é a prioridade máxima.

RT360 – Há algum planejamento para essas primeiras semanas do Sebrae com seus clientes?

Total, o SEBRAE interrompeu todos os Cursos, Palestras e Consultorias presenciais e incentivou a interação pelos canais Digitais: EAD, Site e Vídeo Conferência com os Clientes. E a partir de 17 de março de 2020, o Home Office (Trabalho da residência) com todas as ferramentas disponíveis. Inclusive estou redigindo esse artigo de casa e passarei às 23 Startups que estão no Programa de Aceleração do SEBRAE, atividades para realizarem com seus Clientes via telefone, vídeo chamada, entrevistas on-line para quando passar esse período de prevenção, retomarmos a agenda presencial. 

O SEBRAE antecipou a Capacitação dos Funcionários para março via EAD, para mitigar o cronograma e manter a Equipe focada na Solução, nesse momento tão delicado. 

RT360 – Quais dicas daria para os empreendedores manterem seus negócios e projetos?

Cuidar da própria saúde, da Família, Equipe, Clientes e Fornecedores. A Empresa/Cidade/Brasil/Mundo depende dessa valiosa equação. 

Uma ação bem direcionada do SEBRAE, são as Lives: Programas para apoiar as Empreendedoras(es) com dicas, ações e sugestões de hoje até o dia 28 de março, sempre às 17 horas. 

No dia 17 de março às 17 horas, será sobre AFL – Alimentação Fora do Lar, acompanhe o SEBRAE no Youtube, Facebook e demais Mídias. A riqueza nessa ação serão as interações e dúvidas que os Empreendedores poderão realizar ao vivo. E o mais importante com a segurança sugerida, seguem as datas e os temas:
17/03 – Alimentação
18/03 – Meios e Hospedagem
19/03 – Tecnologia
20/03 – Varejo
23/03 – Beleza
24/03 – Serviços MEI
25/03 – Indústria
26/03 – Agro
27/03 – Multisetorial.

Ação que recomendamos aos Pequenos Negócios, intensificar a utilização das ferramentas digitais com a Equipe e principalmente com os Clientes. Não é mais uma tendência, sim, realidade. 

Nesses momentos de muita dificuldade (Problema), nascem as Empresas (Solução), um exemplo clássico em 2008 com a crise financeira nos Estados Unidos e do mundo, o Airbnb surgiu. Como não é hora de explicar a origem dos negócios, vamos aplicar o que faria uma Empresa num momento muito frágil perante aos concorrentes, “Agora, não é hora de atacar, sim, defender”. Vamos zelar pela saúde das pessoas, pois, o restante retornará ao fluxo normal da vida.  

No Planejamento Estratégico, existem três cenários: Normal, Pessimista e o Otimista. Para o momento atual, o cenário é imprevisível. Por isso, ainda nessa semana na região do grande ABC DMRR, divulgaremos um Guia com dicas e sugestões nesse momento de COVID-19 e a mensagem final que escutei no Programa do Doutor Álvaro em 16 de março de 2020, “Somos maiores que o vírus, a solução ainda depende da disciplina de todos”. 

Fábio Costa
Consultor de Gestão e Gestor do STARTUP SP do SEBRAE na região do ABC DMRR