fbpx

Entrevista: Cláudio de Novaes sobre o impacto do Coronavírus no mercado de tecnologia

Em entrevista exclusiva, Cláudio de Novaes, Diretor da Voice Data Distribuidora, comenta sua análise sobre os impactos da pandemia do Covid-19, o Coronavírus, sobre o mercado de tecnologia. 

RT360 – Quais os impactos previstos do coronavírus para o setor de distribuição de tecnologia?

Os impactados infelizmente não podemos mensurar, visto que, entramos em duas linhas de visões diferentes, sendo uma de grande oportunidade e outra de uma preocupação muito grande com a incerteza da economia.
A oportunidade boa para a tecnologia é explorar o mercado com uso da tecnologia a seu favor, desde aplicações de comunicação unificada (ramal IP e softwares) dando mobilidade para os trabalhos serem executados home office sem perder a eficácia e também o uso da vídeo conferência para reuniões para tomadas de decisões face to face.

RT360 – Há algum planejamento para essas primeiras semanas da empresa com seus clientes?

Tomamos inicialmente as devidas decisões, utilizando 03 pilares:
Descanso
Home office
On site

Descanso – convocamos uma reunião emergencial junto aos gestores de cada área e definimos as pessoas que estavam em grau de risco, desde idade, país com filhos pequenos, pessoas com doenças respiratórias e aí foram elegíveis para um descanso não remunerado.

Home office – Elegemos os colaboradores com mais resultados em seus setores de acordo com alguns indicadores e os mesmos receberam toda instrução e infra estrutura para trabalharem em home office, receberam notebook, liberamos uma VPN e ramal IP através da nossa plataforma em nuvem o Sevix.

On site – elegemos setores por indicadores de resultados onde algumas pessoas essenciais irão estar presentes na empresa como: Financeiro, Suporte, Limpeza, Logística.
Espalhamos vários comunicados pela empresa como se cuidar para evitar contaminação, álcool gel e sabão líquido em recipientes para o uso.

Nosso fluxo de clientes hoje e de 70% retirada presencial e 30% entrega, mudamos para 100% entrega, passando a utilizar mais a transportadora e com isso evitando aglomerado e pessoas na empresa.

RT360 – Quais dicas daria para seus clientes manterem seus negócios e projetos?

Primeiramente seria não se apavorarem e não deixarem o medo prevalecer, devem serem prudentes para caso venha se estender por período maior essa pandemia, analisar seus custos fixos e evitar consumo desnecessário e manter suas operações de força de trabalho consciente sem perder a qualidade e buscar no mercado por meio da tecnologia ferramentas que facilitem os resultados, para não agirem com emoção e não se deixar levar por muitas notícias no mercado por conta das fake news.

Cláudio de Novaes, Diretor da Voice Data Distribuidora

Confira mais matérias sobre o coronavírus, clique aqui