fbpx

Ten Sistemas e Redes cria plataforma que economiza 37 horas de empresas para realização de assembleias 

A crise causada pela pandemia do novo coronavirus impactou empresas de quase todos os segmentos. Para o setor de tecnologia, porém, esse momento pode ter sido considerado promissor já que a tecnologia se integrou ainda mais ao dia-a-dia das pessoas em todo o mundo.   

Neste cenário, o mundo corporativo passou a atuar ainda mais em homeoffice e as demandas por mais produtos tecnológicos tem garantido o crescimento das empresas do setor. Grandes e pequenas organizações tiveram que se adaptar e estão investindo nas plataformas e aparatos eletrônicos para dar continuidade as suas atividades diante do novo normal. 

Entre os negócios que mais cresceram estão as plataformas de videoconferência Reuniões, eventos, conferências, aulas são por meio digital.  

Em junho de 2020 foi sancionada uma lei que autoriza a realização de assembleias ordinárias virtuais. A medida atende e beneficia empresas do mercado de capitais, além de associações e conselhos de classe. Após cinco meses de desenvolvimento, a plataforma Ten Meetings, criada pela Ten Sistemas e Redes, criou um sistema que permite a realização dessas assembleias, e já economizou cerca de 40 horas de trabalho das empresas em cada assembleia.  

A nova plataforma já foi testada e aprovada nas assembléias de organizações como Eletrobras, Tupy, Eucatex, Grupo Pão De Açucar, Eucatex, Banco Mercantil, Conselho Regional De Psicologia, Kumon E Schulz. 

“A iniciativa aconteceu por conta do cenário de pandemia que impossibilitou que as reuniões e decisões fossem tomadas presencialmente, algo inédito. O produto digital deu origem a uma nova unidade de negócios na empresa, que já representa um crescimento de 30% no faturamento da organização”, afirma Rafael Wajnsztok, gestor da nova unidade de negócios Ten Meetings. 

 Um dos grandes benefícios da plataforma é a segurança legal de acordo com CVM – Comissão de Valores Mobiliários, além da economia de 77,5% o tempo por parte das empresas para a realização de uma assembléia. O engenheiro afirma que o tempo é um dos bens mais preciosos de uma pessoa ou corporação.  

“O tempo é o nosso asset mais importante porque ele pode ser convertido em qualquer coisa –  dinheiro, felicidade, saúde, sono e etc. Além disso, ele é um dos poucos bens não renováveis, você não consegue voltar ou recuperar. O que você faria com mais 29 horas por semestre a mais em sua empresa?” – alerta Rafael Wajnsztok 

A seguir Rafael, apresenta como exemplo, o resumo da programação de uma assembleia de acionistas: 

Publicação do edital: 2 horas 

Verificação dos acionistas habilitados por e-mail e envio do link da reunião: 5 horas 

Exportação dos mapas de votação do BVD: 2 horas 

Configuração de planilha para cômputo dos votos: 1 dia (8 h de trabalho) 

Entrar em contato com acionistas para antecederem o voto (Opcional): 3 horas 

Atualizar base acionária com planilha do banco escriturador: 1 hora 

Realização da assembleia: 3 horas 

Computação dos votos: 1 hora 

Emissão dos mapas de votação: 1,5 dias (12 h de trabalho) 

TOTAL: 37 horas de trabalho 

Tempo para realizar uma assembleia com a Ten Meetings: 8horas e 35 minutos

By rt360