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Empreender é se “jogar no abismo”

por Fernando Calil

Sempre procurei saber a história dos grandes empreendedores e em todos os casos, vejo que o grande ponto comum a todos é acreditar no SONHO acima de qualquer análise. Evidentemente que as análises mercadológicas, financeiras e estratégicas são importantes e necessárias, porém elas nunca devem sobrepor o SONHO do empreendedor que é algo sublimar.

Fantasy, Light, Mood, Sky, Beautiful, Fairytale, Dream

Claro que não basta apenas sonhar, porém acredito que isso seja a locomotiva de alguns outros pontos importantes para um empreendedor ter sucesso, tais como, paixão pelo negócio, resiliência, autoconfiança, coragem para assumir riscos, persistência, capacidade de mobilizar pessoas e sobretudo um olhar diferenciado para identificar oportunidades. Imagino que se todos eles fizessem um plano de negócios, usando as ferramentas que aprendemos nos cursos de Administração, tais como SWOT, BMC, MAT e muitos outras, dificilmente eles abririam seus negócios. Isso não significa que sou contra essas ferramentas, mas o empreendedor deve usar essas ferramentas com parcimônia e critério, pois dificilmente um SONHO sobrevive a essa “overdose” de análises.

O empreendedor de sucesso geralmente usa essas análises para a construção de “paraquedas”, pois através do seu sonho, ele não tem medo, e SE JOGA NO ABISMO.

por Fernando Calil

Gerente de Canal Varejo e Distribuição – Brasil

Especializado no departamento comercial (Vendas, Marketing e Inteligência Competitiva), principalmente no mercado de IoT, Automação Residencial e Materiais Elétricos.

Engenheiro de Produção formado na POLI – USP com MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas.

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