fbpx

Líderes que têm a preocupação de desenvolverem-se junto com seu time, podem melhorar o desempenho da empresa por uma série de motivos, como:

  • Aumento no senso de gratidão por parte dos colaboradores, o que reflete no aumento de engajamento em suas atividades;
  • Sua empresa se valoriza, adquirindo mais respaldo do mercado a partir do poder de retenção e atração de talentos;
  • Senso de pertencimento na sua equipe, todos sentem-se no mesmo barco, e que as conquistas são celebradas, e compartilhadas, por todos.

Segue agora, algumas dicas bacanas, que nem demandam grandes investimentos, para você conseguir melhorar o desempenho de sua equipe e empresa:

Faça avaliações de desempenho periódicas: As avaliações de desempenho são ferramentas fundamentais para melhorar o desempenho da empresa com a ajuda dos colaboradores.

Afinal de contas, cada encontro permite que os colaboradores entendam, continuamente, o que é esperado deles e onde eles se encontram nessa busca pelo perfil ideal.

Sem falar que, após cada avaliação, colaborador, RH e a gestão podem ficar por dentro de determinados obstáculos ou problemas em comum, entre os colaboradores, e que podem ser solucionados para que a rotina de trabalho seja aprimorada naturalmente.

Treinar, treinar e treinar: Como um complemento à dica anterior, a realização de treinamentos melhora a capacidade produtiva, as técnicas e os conhecimentos do seu quadro de funcionários.

Assim, gradualmente, os profissionais vão reciclar as suas habilidades e acumularem novas ideias e conceitos a serem aplicados em suas respectivas rotinas corporativas. Para a organização, isso agrega em fidelidade e em resultados cada vez melhores, com base nos treinamentos identificados como essenciais para o crescimento da empresa. Incentive a troca de conhecimentos entre as pessoas do próprio time.

Gamificação: Promova a gamificação na busca por metas! Trata-se de uma maneira prática de agregar situações lúdicas, regras, recompensas e prazos (como ocorre em um jogo, por exemplo) a fim de promover a colaboração de todos para alcançar esse objetivo estipulado.

Vale destacar, inclusive, que essa ideia pode ser usada não apenas para alcançar metas, mas também em treinamentos, processos seletivos e qualquer outra atividade que tenha um objetivo específico. E, para tanto, basta investir o tempo de sua equipe no planejamento de um jogo interessante para todos.

Integração e socialização entre as equipes: Happy hours, aniversários comemorados na empresa, almoços em equipe… Isso tudo pode parecer banal, a princípio, mas são poderosas ferramentas de socialização.

Quando os profissionais se conhecem mais, fora da empresa, e entendem quem essas pessoas são no dia a dia, cria-se mais empatia. E o mesmo vale para a gestão, que conhece mais os seus colaboradores e aprende muito sobre como eles se comportam e quais são os seus objetivos e necessidades.

Ser o mais transparente possível: Por fim, uma dica elementar para melhorar o desempenho da empresa com a ajuda dos colaboradores: integre-os às decisões da empresa.

Isso pode ocorrer por meio de reuniões, informativos nos canais de comunicação da empresa ou mesmo em conversas informais. Quanto mais os profissionais sabem a respeito dos rumos da empresa e quais são os seus objetivos e carências, mais engajados os profissionais podem se tornar para auxiliar.

Vale destacar, contudo, que isso só tem efeito de impacto, mesmo, se os colaboradores se sentem parte da empresa. Ou seja: nada de cobrar, pressionar e exigir sem que, com isso, os seus profissionais não sejam gratificados — pode ser com recompensas, mas o reconhecimento e os méritos devidamente direcionados são bons instrumentos motivacionais.

Por Adalberto Bem Haja

By rt360