fbpx

Conheça os equipamentos fundamentais para um home office eficiente

O home office é uma tendência no mundo do trabalho. O termo, em inglês, se refere à prática de trabalhar de casa – ou remotamente, de qualquer lugar fora do escritório. Isso é possível graças às transformações sociais, como o surgimento de novas carreiras e aumento do trabalho intelectual e criativo, e às inovações tecnológicas, que possibilitam a comunicação e realização de tarefas à distância. Assim, mais e mais empresas adotam essa modalidade de trabalho a cada ano, seja integralmente, com toda a equipe trabalhando à distância, seja parcialmente, somente em casos pontuais.

Uma prova disso é que 66% das corporações presentes na Fortune 500 – uma lista que elege as maiores empresas dos Estados Unidos – acreditam que possam ter escritórios virtuais dentro dos próximos cinco anos. As vantagens são muitas: reduzir custos operacionais para a empresa, poupar horas de deslocamento e trânsito, ter maior flexibilidade na rotina e aumentar a qualidade de vida. Além disso, adotar o home office é uma saída para casos de emergência como uma pandemia, em que é necessário o isolamento para proteger a saúde de todos.

No entanto, para manter eficiência no trabalho remoto é necessário estar preparado. De um lado, a empresa deve saber gerenciar e organizar a dinâmica da equipe. Do outro, os colaboradores devem ter estrutura para garantir que as atividades sejam feitas com qualidade, sem comprometer a produtividade ou a comunicação com clientes, colegas e superiores. Aqui, vale lembrar que as responsabilidades variam de acordo com o vínculo: os freelancers, por exemplo, costumam arcar com todos os gastos com estrutura e realização das tarefas, enquanto os trabalhadores formais contam com apoio parcial ou total da empresa.

Neste artigo, vamos listar quais são os equipamentos para home office fundamentais para ter uma boa estrutura e realizar um trabalho remoto com eficiência e segurança. Confira!

Qualidade em home office vai além de ter uma boa conexão com a internet

É claro que uma boa conexão à internet é essencial para garantir a produtividade em home office. Assim, antes de trabalhar em casa, faça um upgrade no plano da sua banda larga, optando por planos com maior velocidade. O mesmo vale para a linha de telefone. Dependendo do tipo de atividade a ser realizada, conte com planos personalizados para fixo ou móvel para não ter gastos excessivos com as ligações.

Outro ponto que deve ser lembrado é o modo como o trabalho será executado e a forma como os arquivos e informações serão salvas ou enviadas a empresa. O colaborador em home office pode ter acesso ao sistema da companhia ou salvar e compartilhar o trabalho em nuvem. Pode ser ainda que precise de softwares específicos, como no caso de arquitetos que utilizam programas para montar plantas em 3D.

home office - mulher trabalhando

Equipamentos para home office fundamentais para ter produtividade

Computador

Item indispensável, presente em 10 de cada 10 escritórios domésticos. Pode ser um desktop ou um notebook, mas dê preferência às máquinas com boa capacidade de armazenamento (HD), processador rápido, placa de som e vídeo. Tudo deve ser adequado ao tipo de atividade a ser feita. Um designer, por exemplo, deve precisar de um computador com grande velocidade de processamento para poder ajustar as imagens.

Roteador

Ter um sinal de internet é crucial para manter a produtividade no trabalho remoto. Por isso, vale a pena investir em um bom roteador. Busque os modelos mais atuais, compatíveis com novas tecnologias e padrões da indústria. Bons exemplos são os aparelhos com padrão AC, que utilizam uma frequência de 5Ghz e permitem transmissões acima de 1000 Mbps, dando mais margem para trocar dados com dispositivos conectados no Wi-Fi. Isso vai permitir que você possa trabalhar em cômodos distantes do modem e utilize o smartphones para realizar ligações ou trocar mensagens pelo WhatsApp e Skype.

Nobreak

O dispositivo protege e mantém em funcionamento os aparelhos eletroeletrônicos. Em caso de queda de luz, o nobreak faz a alimentação destes equipamentos, por meio de suas baterias internas. Além disso, funciona como um regulador de tensão, entregando uma energia ‘limpa’ (sem oscilações) para os dispositivos conectados a ele, servindo como uma proteção extra – ao longo do tempo, a energia de má qualidade prejudica os equipamentos. Assim, você não corre riscos de ter arquivos ou hardware danificados e nem perde tempo para re-executar processos que foram interrompidos.

Audioconferência

A qualidade de qualquer reunião à distância está muito relacionada à qualidade do áudio. Para evitar falhas de comunicação e interrupções na conversa, escolha dispositivos de audioconferência que proporcionem alta qualidade de som, com microfones capazes de captar vozes de todos os participantes no ambiente com clareza. É interessante que ele seja portátil e com as facilidades de entrada USB e plug and play. Desta forma, você pode transportar com facilidade para qualquer lugar e não precisa se preocupar com bateria.

Videoconferência

Aqui, além do som, estamos falando da realização de videochamadas com qualidade, independentemente de onde o colaborador estiver. As reuniões à distância com a transmissão de imagens tornam o contato mais humanizado e facilitam apresentações que precisam do apelo visual. Por isso, um vídeo de alta qualidade, com ângulo ajustável e entrada USB são características importantes para quem está em trabalho remoto e precisa constantemente interagir por meio de imagem. Além disso, novamente, ser facilmente deslocado e plug and play contribui bastante para a otimização do uso do equipamento.

Protetores eletrônicos

É comum que o home office não tenha tomadas suficientes. Mais avançados do que as tradicionais extensões ou réguas, os protetores eletrônicos oferecem mais tomadas (tradicionais e USB) e possuem dois diferenciais importantes: chave inteligente, que permite o desligamento simultâneo de todos os equipamentos ligados a ele, e proteção automática em caso de surtos elétricos. Desta forma, seus equipamentos ficam ainda mais seguros.

Portanto, não se esqueça: tão importante quanto investir em dispositivos de última geração para o seu home office é garantir que eles não serão danificados por conta de eventuais falhas no fornecimento de energia na sua região.

Fonte: Intelbras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *