fbpx

Recentes pesquisas da consultoria internacional Gartner indicam que mais de 30% dos Conselhos de Administração de grandes empresas globais e da América Latina enxergam a automação de processos como prioridade para os negócios em 2021.  A mesma consultoria já havia apontado um crescimento surpreendente na adoção da automação em 2018, bem antes da pandemia, de mais de 60%; algo que, em alguns setores, como o financeiro, por exemplo, deve ser ainda mais pujante nos próximos dois anos: pelo menos o dobro, segundo a pesquisa da Bain & Company, com a Research Now, feita no ano passado com mais de 500 executivos de países como o Reino Unido e EUA.

Inúmeros fatores explicam essa performance, que empurra o uso da automação de processos para a vanguarda dos negócios. A pandemia certamente é um deles, mas a insatisfação de milhares de profissionais com as funções que desempenham hoje, repetitivas e enfadonhas, também não pode ser ignorada. Para se ter uma ideia, de acordo com um relatório da Gallup, 85% dos profissionais globalmente não estão satisfeitos com o trabalho administrativo e de processamento de dados e documentos que desempenham hoje. O que significa que estamos perdendo US $ 7 trilhões em produtividade.

É sob esse cenário que alguns especialistas vêm considerando a automação inteligente ou cognitiva como a oportunidade real de redirecionamento da sociedade a valores fundamentalmente humanos no trabalho, mas muitas vezes negligenciados, como a alegria em produzir e cooperar estratégica e profissionalmente. E o que seria a automação inteligente? “É aquela capaz de automatizar processos de ponta a ponta, justapondo inteligência artificial (IA), tecnologia RPA (Robotic Process Automation), fluxo de trabalho e plataformas de nuvem, entre outras soluções, inserindo o profissional no centro de tudo, e impactando significativamente o dia a dia das empresas”, diz Edgar Garcia, diretor comercial da UiPath para a América Latina. A UiPath é a empresa líder global no mercado da automação, via o RPA.

Segundo ele, é por isso que a automação inteligente pode impactar fortemente a maneira como podemos trabalhar hoje; o valor e percepção que transferimos às funções profissionais e, consequentemente, a nossa qualidade de vida no trabalho. No entanto, profissionais e organizações ainda enfrentam severos desafios nessa jornada. Mesmo as companhias mais motivadas lutam para escalar esse degrau, devido à falta de base de automação, equipes e tecnologias isoladas e processos fragmentados.

Para apoiar empresas a implementarem a automação inteligente de forma sustentável em seus processos, Garcia lista abaixo cinco dicas compartilhadas pela UiPath, durante o Reboot Work Festival, evento que a empresa conduziu ao final do ano passado, reunindo especialistas de todo o mundo. Veja abaixo:

  • Sempre coloque as pessoas no centro da transformação da automação, porque sem engenhosidade humana o processo não ocorrerá.
  • Comece com uma base de automação forte e saudável, patrocinada pela gerência, e que possa suportar um maior volume de processos no futuro.
  • Procure sempre combinar recursos no processo de automação, como aprendizado de máquina, agentes de chatbot, visão computacional e RPA, para criar sinergias e automatizar processos complexos de ponta a ponta para acelerar fluxos de trabalho, melhorar as experiências de clientes e colaboradores, e reduzir custos. Essa é a automação inteligente.
  • Democratize a automação para que todos possam construir aplicativos usando ferramentas de baixo código para acelerar a velocidade de dimensionamento, suportar mais digitalização e quebrar silos de conhecimento.
  • Acelere a implementação da automação com tecnologia e plataformas que ofereçam suporte ao seu ecossistema de automação completo.

Sobre a UiPath – A UiPath tem como visão entregar uma empresa totalmente automatizada ™️, ou seja, viabilizar que a automação desbloqueie todo o potencial do negócio. A UiPath oferece uma plataforma de ponta a ponta para automação, combinando sua solução líder em Robotic Process Automation (RPA) com um conjunto completo de recursos, permitindo que cada organização dimensione suas operações em uma velocidade sem precedentes.

By rt360