fbpx

Comunicação e Tecnologia

por Mauro Rocha

De Gutemberg à nuvem, passando pelos Trend Topics 2019

Há algum tempo, fui convidado a dar uma palestra, para uma turma do curso de Webdesign da Faculdade Anhembi-Morumbi. Minha matéria sempre foi e será Comunicação e o convite veio para que eu falasse de Comunicação, até a página dois. Estava claro que o mote era fazer uma ligação do tema que eu dominava e Tecnologia. Hoje a Revista Tecnologia 360°me faz o mesmo desafio daquele momento de minha carreira, unir a comunicação e as tecnologias.

Na palestra usei boa parte do tempo de fala, aproximadamente 40 minutos, referenciando todo o trabalho de desenvolvimento de tecnologia de Gutemberg – inventor da gráfica de tipos móveis em 1450. Para a época, Gutemberg revolucionou a forma de como era adquirido conhecimento. A impressão da Bíblia, primeiro livro editado, foi um marco para época e que pode ser comparado ao que temos hoje com tecnologia de nuvem. Não concorda? Certamente, se tivéssemos a consultoria Delloite na época da invenção da prensa de tipos móveis, esta faria parte do estudo Tendências Tecnológicas 1450 – Delloite (TecTrends 1450), o que nunca existiu, obviamente.

O avanço tecnológico dos processos de comunicação, nesses últimos 569 anos é muito grande. Agora sim, corrigindo a data do TecTrends para 2019, temos alguns indícios do que vem por aí para tornar a ‘Aldeia Global’ prevista por Marshall McLuhan, nos anos de 1970, mais conectada e compartilhada.

Resultado de imagem para Trend Topics

Trend Topics 2019

A Delloite, em seu estudo, partiu da questão sobre quais as inovações e tendências estão além da fronteira digital e assim poder, de certa forma, prever claramente e perceber novas possibilidades e ambições para o futuro, em se falando de corporações e mesmo comunicações.

Sem muito floreio do relatório deste ano, o que ficou bem pontuado são três novas tendências – Realidade Digital, Tecnologias Cognitivas e o Blockchain. Todos estão crescendo rapidamente em importância e seguramente dominarão as manchetes jornalísticas além do uso contínuo e progressivo, nos próximos anos.

A realidade virtual e a realidade aumentada redefinem as formas fundamentais pelas quais os humanos interagem com o ambiente e se comunicam entre si. O universo da criptomoeda, que ainda parece eclodir da série Black Mirror ou Mr. Robot é uma realidade hoje e que caminha a passos gigantescos para competir com o mercado real de moedas baseadas nos dólares, euros, ienes e renminbi (China). O estudo rastreou a ascensão meteórica do bitcoin enabler para provedor de confiança (baseado em tecnologias de velocidades 5G). As economias globais temem uma ruptura muito grande com as tais minerações de bitcoins.

As tecnologias cognitivas como aprendizado de máquina, automação de processos robóticos, processamento de linguagem natural, redes neurais e IA passaram de capacidades em sedes incipientes para princípios de estratégia, a Delloite explorou profundamente o potencial para negócios e sociedade. 

Assim, conclui-se pela leitura atenta do Trend Topics, que essas três tendências estão prontas para se tornar tão familiares e impactantes quanto a nuvem, a análise e a experiência digital são hoje.

Qual a ligação de tudo isso, dessas tendências e do que experimentamos hoje? A comunicação, nada faria sentido sem a linguagem e estética adequada ao meio. Em todos esses processos existem as três figuras mágicas da comunicação: o Emissor, o Receptor e o Meio pelo qual q mensagem transita. 

Dessa forma, Gutemberg foi precursor de tudo que vemos hoje, pois foi o primeiro a massificar e compartilhar a possibilidade de conhecimento com tecnicidade e não é à toa que essa folha amigável que utilizamos para escrever e ler partem da ideia de comunhão de tipos que se sobrepõem ao nosso dedilhar, como na prensa de tipos móveis de 1450.

Por Mauro Rocha

Mauro Rocha, Jornalista, RP e Curador de Marcas. Tem experiência profissional adquirida em empresas de comunicação atuando nas áreas de desenvolvimento de projetos, planejamento, implantação de processos de comunicação, relacionamento com Imprensa, Gestor de Crises, Consultoria e assessoria política em campanhas eleitorais Presidenciais e proporcionais. Sócio proprietário da DAAZ Comunicação.

https://www.linkedin.com/in/mauro-rocha-00019837/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *