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A imagem pessoal é a forma de agir e se expressar para as pessoas, a forma como é visto, a percepção que o outro tem de você. É a partir dela que portas se abrem ou fecham.

Nossa imagem é muito poderosa e passa muitas informações sobre nós. Segundo pesquisas, em menos de 10 segundos formamos um julgamento inicial de uma pessoa, ou seja, comunicação não-verbal, a famosa primeira impressão.

Quando você se apresenta da maneira que os outros esperam, de acordo com o tipo de profissional que é, o espectador imediatamente assume as qualidades positivas que acompanham tal profissional.

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A importância da comunicação não-verbal – Fonte:Gráfico

“Camila, mas o importante é o meu profissionalismo e não minha aparência”

Sempre digo que apresentar uma aparência positiva pode impulsionar novos negócios e é capaz de alavancar planos de carreira, afinal, não adianta ser um excelente empreendedor ou executivo, a pessoa também precisa parecer ser. O sucesso pessoal ou profissional pode depender desta harmonia que envolve clareza, consistência e coerência.

Suas roupas transmitem mensagens, quer você queira ou não. Vestir é uma forma de comunicação, diante disso, o colaborador é a personificação da empresa.

Se você ainda acredita que ter uma boa imagem profissional não influencia em sua carreira, provavelmente precisa repensar esse conceito. Ser um bom profissional é muito importante, mas já não é o suficiente para garantir ótimos negócios. Diante da alta competitividade no mercado de trabalho, uma imagem profissional bem projetada pode ser o diferencial para que você atinja seus objetivos.

No início de uma consultoria de imagem, seja homem ou mulher, na maioria das vezes meus clientes me questionam como podem transmitir mais confiança no dia a dia e retornam com resultados muito positivos.

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As linhas retas expressam características da sua personalidade – Fonte: Acervo Pessoal Camila Pastro

Quais os níveis de formalidade que uma imagem profissional pode indicar

1- Formal: Remete ao estilo clássico, tradicional, com linhas retas. Transmite profissionalismo, competência, consistência e autoridade.

2- Novo formal: Remete ao estilo elegante, aceita algumas peças que trazem modernidade. Transmite organização, receptividade e confiabilidade.

3- Casual profissional: É mais flexível, aceita sapatos baixos, ausência de blazer e misturas de tecidos e estampas. Transmite comunicação, cooperação e flexibilidade.

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As linhas verticais alongam e sugerem autoconfiança, controle e liderança. As horizontais influenciam nas proporções corporais e expressam poder e segurança, além de proporcionarem sensação de estabilidade e conforto. Já as linhas curvas são envolventes, acessíveis e acolhedoras.

O ramo de atuação de cada empresa influencia na construção de sua identidade visual. Uma agência de publicidade e propaganda não tem o mesmo dress code que uma empresa do mercado financeiro. Adequar sua imagem profissional é uma estratégia de mercado.

Quais detalhes podem sabotar sua imagem

Flexibilidade e diversidade estão cada vez mais presentes no ambiente corporativo, as pessoas se sentem mais livres, mas quem busca crescimento e reconhecimento profissional deve fazer uma autocrítica em relação aos pontos que pode melhorar.

Para as mulheres: Cuidado com a profundidade do decote, costas nuas, blusas transparente e/ou sem sutiã, roupas justas, barriga de fora, perfume doce, entre outros detalhes.

Para os homens: Atenção com agasalhos de moletom, camisetas do time, camisa social com colarinho desabotoado com gravata, comprimento do costume e manga da camisa, entre outros.

Todos devem se preocupar com a higiene pessoal, pele oleosa, cabelos sujos, perfume doce e roupas amassadas ou manchadas.

Uma boa imagem profissional também conta com qualificação, boa comunicação, pontualidade e um bom relacionamento com os colegas de trabalho.

Como transmitir confiança

Profissionais como empreendedores e executivos devem apresentar, através de sua aparência, a mensagem de sucesso e poder, fazendo com que as pessoas sintam confiança.

Para os homens, o terno é um item importante pelas linhas retas e tecido estruturado, procure peças que estejam bem ajustadas ao seu corpo, nem muito largas, nem muito apertadas. Priorize tecidos respiráveis no calor, de qualidade e fibras naturais, como a lã fria e materiais que esquentem no frio. Não se esqueça das cores básicas, como azul marinho ou cinza, acompanhado de sapato marrom, se você quiser passar uma imagem mais elegante, ou preto, para um perfil mais tradicional. Quanto às camisas listradas, prefira com listras finas e com pouco contraste. Por último, porém não menos importante, prefira cintos, bolsas e pastas em couro, por serem duráveis e sofisticados.

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Costume Slim em lã fria – Fonte: Armani

Para as mulheres, estampas miúdas e discretas, peças em alfaiataria como saia lápis, camisa, terninho, tailleur, entre outras peças em tecido de qualidade como seda, zibeline, crepe e linho, além das cores clássicas e sapatos e bolsas em couro.

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Blazer e calça em lã fria – Fonte: LE LIS BLANC

Essas são algumas orientações de como transmitir uma imagem séria e confiante no trabalho e você pode adaptar cada sugestão ao seu estilo e ramo de atuação.

Espero que esse artigo seja útil para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. Estou à disposição para trocar ideias, sempre muito bem-vindas.

Você sente que sua imagem transmite credibilidade e confiança?

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Sou Camila Pastro, consultora de imagem especialista em auxiliar profissionais a encontrarem seus próprios estilos e a transmitirem uma imagem com mais força e autoridade por meio de vestimentas e acessórios. Por meio de diversas técnicas, incluindo a coloração pessoal, busco fazer a diferença na vida das pessoas, mostrando que ao compreendermos a nós mesmos, temos a chance de criar uma imagem ainda mais positiva no mercado.

Por Camila Pastro
Consultora de Imagem I Estilo I Corporativo I Palestrante I Etiqueta I Coloração Pessoal I Varejo I Moda I Tendência I Franchising I Dress Code

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Camila Pastro

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