fbpx

Como se comportar em uma entrevista de emprego – 16 dicas fundamentais

Depois de encaminhar seu curriculum para muitas vagas, você foi chamado para uma entrevista! O coração acelera, pois estamos num momento onde milhões de pessoas estão desempregadas, é sua oportunidade!

Respira e segue o passo-a-passo, não tem como dar errado:

1 – Durma bem e alimente-se adequadamente

É muito importante estar saudável.

2 – Seja pontual

Veja antecipadamente qual o melhor percurso para chegar ao local, programe-se para chegar 20 ou 30 minutos antes. Essa regra vale para entrevistas on-line, nesse caso entre no dispositivo antes, e verifique se está tudo bem com a conexão, áudio ou vídeo. 

3 – Vista-se de maneira adequada

Procure ser formal, sem perfume ou maquiagem exacerbada, higienize- se.

Na dúvida, procure saber como os candidatos do segmento se vestem.

4 – Comporte- se adequadamente desde a recepção

Já recebi muitas reclamações de candidatos que falavam alto, ou agiam de forma descortês antes da entrevista. Cuidado com gargalhadas e atitudes desrespeitosas

5 – Comunique-se de maneira profissional

Profissionalismo sempre, por mais que o entrevistador seja simpático e te deixe a vontade, é importante que se atente ao foco- oportunidade de trabalho. Você está sendo avaliado.

6 – Leve uma cópia do curriculum e caneta

Eu, como entrevistadora sempre peço o curriculum, é importante que o candidato sempre leve, atualizado, é seu cartão de visitas. E todo profissional precisa ter uma caneta, ok?

7 – Domine seu CV

Saber o que fazia nas empresas é crucial, mais de 40% das pessoas que entrevisto não sabe o que está escrito nos próprios currículos

8 – Olhe o entrevistador nos olhos

Você está falando de você, correto? É a sua hora, é preciso se vender. Mesmo em entrevistas remotas via celular ou computador.

É importante lidar bem com a sua ansiedade, e demonstrar confiança

9 – Desligue o celular

A menos que esteja passando por alguma emergência, ao iniciar a entrevista, avise. Tenha foco. Esse momento é muito importante para ambas as partes. Respeite isso.

10 – Seja objetivo

É importante ser objetivo, conciso. Treine! Faça pequenos textos rápidos e fale par você, para parentes e amigos. Veja se a sua fala esta coesa.

11 – Nunca minta

Currículos mentirosos podem, e são, facilmente ser descobertos. Ainda mais no momento da entrevista.

12 – Fale com convicção das suas conquistas

Já vi bons candidatos com medo de expor suas conquistas e cases de sucesso, é sua hora! Apresente o seu melhor. Afinal, ninguém sabe melhor da sua história do que você mesmo. Acredite em si.

13 – Não “queime seu filme”

Não se critique, pessoas e até empresas anteriores. NUNCA! Isso é algo lastimável para um profissional.

14 – Responda sobre seus pontos fortes/fracos ou qualidades/defeitos de maneira adequada

Para responder acertadamente, é preciso se preparar antes: pegue um papel e caneta coloque ao menos 5 qualidades que podem ser aproveitadas para esse cargo.

Anote 5 pontos que você tem buscado melhorar.

Evite falar em ansiedade e perfeccionismo, pois a grande maioria das pessoas não sabem explicar como ajudam e/ou atrapalham na execução das tarefas

15 – Prepare-se para dar respostas por competência

Grande parte das empresas querem saber o que você fará na empresa após a contratação. Dê exemplos das suas competências de forma simples e objetiva. 

16 – Faça perguntas pertinentes ao fim da entrevista

Grande parte dos entrevistadores, abrem um espaço para você perguntar: aproveite e faça perguntas efetivamente relevantes, para isso tenha certeza de que entendeu a vaga.

Seja sua melhor versão autêntica

Em todos os passos, espero que tenha ficado claro que a melhor forma de passar numa entrevista é ser realmente quem você é de verdade e não uma interpretação de quem você gostaria de ser. Dessa forma poderá ter êxito e vida longa em qualquer empresa.

Por Fernanda Catalano

http://www.catalanoconsultoria.com.br