fbpx

Em entrevista especial para a RT360, Adalberto Bem Haja, Engenheiro Eletrônico, com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, CEO e Fundador da BHC Sistemas de Segurança, especialista em tecnologias de segurança eletrônica, investor Advisor, mentor de Startups e PMEs, abordou o cenário de segurança eletrônica e como é a gestão de negócio.

RT360 – Qual a importância da gestão de negócio dentro do mercado de segurança eletrônica no Brasil?

Extremamente alta. Muitas empresas de segurança eletrônica nasceram e nascem pela área técnica com pessoas que entendem implantar equipamentos, projetos e, às vezes, até pelo acaso, começam uma empresa. E acreditam, então, que para uma empresa ter sucesso, basta vender bastante e entregar corretamente tudo que vendeu. E aí é onde está o erro. Vender e entregar o produto é apenas uma parte (e nem tão grande) do negócio. Já vi muitas empresas quebrarem por venderem bastante, mas nunca vi nenhuma quebrar por ter uma ótima gestão. Nos últimos tempos, temos visto algumas empresas do setor despontarem em bons resultados e sabe o que todas – absolutamente todas-  teem em comum? Gestão profissional, competência!

RT360 – Qual a diferença entre administração e gestão de negócios?

Administrar é planejar algo, controlar e dirigir os recursos humanos, materiais e financeiros. Em resumo, é algo mais técnico, operacional, foco em processos administrativos. A administração é algo racional que busca atingir as metas e os propósitos da empresa.

Enquanto a gestão tem como princípios fundamentais incentivar a participação, estimular a autonomia e a responsabilidade dos colaboradores. Gerir é atingir os objetivos da companhia de maneira eficaz ao valorizar o conhecimento e as habilidades das pessoas que trabalham dentro da empresa. O gestor deve ter a capacidade de manter a sinergia entre o grupo, a estrutura e os recursos já existentes.

Penso que o gestor precisa compreender a parte técnica e a administrativa, no que diz respeito ao planejamento e aos rumos da empresa. Além disso, é importante saber que para a gestão ser eficiente é necessário conhecer os processos, entender como está o mercado onde atua em relação aos clientes, concorrentes e mercado.

RT360 – Há necessidade dos gestores buscarem especializações?

Com toda certeza. Sempre digo que as pessoas precisam se cobrar todos os dias para  irem dormir com mais conhecimento do que quando acordaram. O melhor investimento que existe é em conhecimento, ninguém tira de você a bagagem acumulada.

O mercado muda a cada minuto. A forma correta que fazemos algo hoje, certamente será obsoleta e ultrapassada em pouco tempo. Penso que os gestores e até as pessoas em geral, precisam executar hoje as melhores praticas e, junto, estudar para conhecer as melhores que usarão amanhã.

RT360 – Qual a relação entre Gestão de Negócios e Inovação em Segurança Eletrônica?

Penso que a boa gestão estimula e incentiva a inovação, pois ela permite os times errarem e inovação só existe quando erramos. Para algo inovador acontecer, diversas tentativas erradas  aconteceram anteriormente. Agora, claro que com uma boa gestão voltada à negócios, onde fazer negócios tem que ser mais importante do que inovar por inovar, ajuda a medir os passos do caminho da inovação, para que errem rápido e cheguem no caminho correto mais rápido e nos melhores custos.

Naipe, Empresário, Homem, Moda, Estilo, Homem Estiloso

RT360 – Onde o Adalberto migrou de empresário para se tornar um empreendedor? Como isso impactou em seus negócios?

Quando quebrei meu primeiro negócio aos 23 anos, aprendi que ser empresário é razoavelmente fácil, basta ter uma empresa. Agora ser empreendedor é praticar todos os dias a mudança, mudança da transformação, transformar nada em algo, ter paixão por ter pessoas,(?) sempre querer crescer, expandir, pensar em novos negócios, formas melhores de fazer a mesma coisa, assim por diante. A mudança dessa mentalidade certamente foi um dos maiores alavancadores dos resultados da BHC Sistemas e de outros negócios que estou à frente ou invisto.

RT360 – Cite Cinco (5) dicas essenciais para um gestor obter sucesso no mercado de Segurança Eletrônica.

Sendo bem objetivo:

Gostar de gente;

Focar em resolver a dor real dos clientes;

Entender e praticar gestão de processos e negócios;

Networking. Ter ótimo relacionamento com todos atores do mercado;

Amar o fato de sermos essenciais. Ser um segmento que está totalmente na linha de frente, tem sido e será ainda mais um segmento agente da transformação de pessoas e da sociedade.

By rt360