fbpx

Brasileiros estão cada vez mais próximos dos avanços tecnológicos tanto para beneficio próprio como para negócios

Por Wallace Rodrigues Wanderley 

O que dizer de 2019 em termos de tecnologia? Diria que foi muito bem obrigado!!!

Resultado de imagem para 2020

 Definitivamente o ano da consolidação do 5G! Questões que estão somente dependendo de definições políticas sino-americanos e tupiniquins para que seja possível destravar o potencial do Brasil em políticas públicas e privadas no sentido de beneficiar da economia e população.

Com temas como esses sendo destravados, o Brasil finalmente poderá entrar na vanguarda da tecnologia em termos de plataformas de comunicação para aplicações em diversos setores da economia, como cidades inteligentes, indústria, mineração, agronegócio. 

Resultado de imagem para keidanren

Voltando um pouco em 2019, vimos que o mundo conheceu os primeiros avanços em computação quântica que, ainda mistério para muitos, não deixa de ser uma esperança para desenvolvimento de ferramentas que poderão ajudar a encontrar, dentre varias descobertas alucinantes, a cura para doenças, games cada vez mais imersivos, além de permitir outras descobertas maravilhosas para que a vida do ser humano seja mais plena. 

 Para bem dizer, o “Ser humano” está nos planos de países como o Japão que desenvolveram a sua não tão utópica Sociedade 5.0. A sociedade 5.0 tem como foco o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o bem-estar humano, a qualidade de vida e a resolução de problemas sociais. Onde a tecnologia realmente servirá como ferramenta para melhorar as distribuições de qualidade de vida da de milhões de pessoas (isso sem que seja necessário deixar de lucrar)

Resultado de imagem para wi-fi

Outra tecnologia que acredito muito é o WiFi 6.0. Também amplamente divulgado em 2019, creio que 2020 será o ano de sua consolidação. Melhor latência, desempenho e cobertura são as promessas. A o WiFi 6.0 utiliza o OFDMA para melhorar a transmissão, melhorando a forma com que os pacotes de dados são manuseados melhorando o desempenho dos dados, principalmente aqueles sensíveis à latência, como o tráfego de voz, podendo ser transmitidos simultaneamente. O WiFi 6 vem para ser um aliado ao 5G, adicionando alcance a pontos que necessitam realmente de escalabilidade, velocidade e aplicação críticas. 

Obviamente o 5G estará novamente nas pautas, dependendo muito mais de questões regulatórias e políticas do que de tecnologia.

As consolidações das tecnologias e aplicações em IoT – Internet das Coisas também vão impulsionar absurdamente as tecnologias computacionais, principalmente a computação na borda (Edge Computing), mais próximo dos dispositivos dando mais agilidade e processamento em aplicações críticas.

Ainda sobre Edge Computing, sabemos que em tempos de muitas redes baseadas em nuvem, com todo o processamento armazenado em grandes datacenters, o edge computing vem com a proposta de resolver um gargalo de latência, pois, grande parte dos dispositivos IoT necessitam de muita rapidez no processamento e velocidade para decidir o próximo movimento cada vez mais curtos. Localizados mais próximos dos dispositivos IoT, a computação de borda garante que as aplicações de missões críticas IoT sejam processadas de forma rápida e individualizada.

 Agora, sobre o meu assunto mais manjado, o FTTH – Fiber to the Home, certamente continuará sua escalada, principalmente com as aquisições e aglutinações de ISPs, sem falar que a fibra optica torna se extremamente importante para o 5G, uma vez que cada antena necessitara de muito mais capacidade de conexão. Os rádios em RF tradicionais tem tido muita dificuldade em cumprir essa missão devido aos, cada vez mais escassos, licenciamentos de frequência e também por conta de banda (taxa de transmissão), sincronismo e latência.

Resultado de imagem para FTTH - Fiber to the Home

É certo que muitas outras tecnologias (IA, IoT, Hyperautomation, Blockchain, Analytics, entre outras tantas) estarão disponíveis e em evolução nesse ano de 2020.
Como sempre, eu acredito que cada vez mais a tecnologia está chegando uma evolução tal que perceberemos o seu papel real que é o de servir, e não o de ser seguida.
Vivemos um mundo onde desenvolvedores ao redor do mundo buscam sempre uma questão a ser solucionada para criar aplicações. Essas mentes estão trabalhando de forma incessante para desenvolver e solucionar dilemas da sociedade e dos negócios. Na base de tudo isso estão as ferramentas, em forma de tecnologia para que nossas vidas sejam cada vez mais simples e longevas.

Saúde e prosperidade para todos em 2020!!! 

Mais uma opinião

Por Wallace Rodrigues Wanderley 

Especialista no mercado TIC, no desenvolvimento de modelos e estratégias de negócios em telecomunicações, FTTH, infraestrutura de TI e CFTV. Engenheiro de Telecom/Inatel.
Business Manager | Negócios
linkedin.com/in/wallacerw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *