fbpx

Arquitetura escandinava: como aliar tecnologia a este conceito

Certamente você já ouviu falar que ‘menos é mais’. O conceito, que pode ser aplicado em diferentes situações, define com perfeição a arquitetura escandinava ou nórdica. O estilo, que apareceu com força por volta do século XX e se concentrou em países como Noruega, Suécia, Dinamarca e Finlândia, atrai pela simplicidade que se transforma em elegância. E como não poderia ser diferente, virou uma tendência também no Brasil.

Mas não pense que por buscar o minimalismo, a arquitetura escandinava não preza pelo conforto. Pelo contrário, a praticidade, a beleza e a durabilidade dos objetos são características presentes neste estilo. Neste ponto, podemos citar também a tecnologia, que não pode ser deixada de lado por fazer parte do dia a dia de muitas pessoas, especialmente pela comodidade que propicia. Portanto, muitos dispositivos eletrônicos podem ser inseridos no contexto da arquitetura escandinava.

No artigo, vamos falar um pouco mais sobre este tipo de arquitetura e quais equipamentos podem ser incluídos no projeto para não comprometer o visual e oferecer ainda mais conforto aos moradores.

Simplicidade, design e funcionalidade são o foco da arquitetura escandinava

As cores neutras assim como as linhas retas e o design diferenciado das peças são influências marcantes da arquitetura escandinava. O design dos espaços é pensado para dar claridade e luminosidade no interior das residências – nos países de origem desse estilo, os dias são fechados e nublados na maior parte do ano. Pela simplicidade e leveza do estilo, vale a pena se inspirar na arquitetura escandinava para a decoração de casa.

Para isso, pense em cômodos práticos, funcionais e bonitos, com peças de qualidade e inovadoras para garantir elegância e modernidade. Lembre-se: o foco é ter objetos que irão ajudar a deixar a vida mais prática e confortável, sem abrir mão da beleza.

Também é preciso valorizar a luminosidade natural do ambiente, para destacar as cores – principalmente preto, branco e tons de cinza e bege – e investir em móveis de formas simples e em madeira clara. Pode-se utilizar cores vivas, como os tons de verde, azul e terrosos, em alguns pontos para tirar a monotonia do ambiente.

Integração com tecnologia e equipamentos eletrônicos

Além das cores neutras e elementos naturais, a arquitetura escandinava preza ainda por ambientes confortáveis para celebrar momentos com os amigos e familiares. Por isso, a tecnologia pode se encaixar muito bem no conceito.

arquitetura escandinava sofa

Hoje já existe uma série de equipamentos e aparelhos com boas funcionalidades e com um design diferenciado. Assim, dão um ar moderno e oferecem praticidade sem interferir no ar minimalista da arquitetura escandinava.

Listamos algumas ideias para ajudar você a compor alguns ambientes:

  • Fechaduras digitais – Ganhe design e praticidade no dia a dia. Como segurança nunca é demais, a casa pode ficar ainda mais protegida e ao mesmo tempo ter uma porta com visual diferenciado. As fechaduras digitais dispensam o uso de chaves: o acesso é feito por meio de senhas, cartões de aproximação ou biometria. Assim, é possível adicionar ou remover facilmente o acesso de uma pessoa. Os dispositivos ainda contam com alarme anti-arrombamento, sensor de porta aberta e travamento automático;
  • Câmeras Wi-Fi – Design com discrição, é o que uma câmera Wi-Fi oferece. Estas câmeras têm instalação facilitada, ou seja, não será necessário quebrar paredes e passar vários cabos, nem modificar a estrutura dos ambientes. Isso porque, para funcionar, ela precisa apenas de conexão Wi-Fi e uma tomada. Por não precisar de cabos e ter um tamanho para não ser notada, podem ser facilmente transportadas de um ambiente para outro. Monitore diferentes ambientes da casa – quarto do bebê, escritório, espaço do seu pet, varandas – e tenha acesso às imagens via smartphone, recebendo notificações por movimento e com a possibilidade de falar com o ambiente (áudio bidirecional). Você ainda pode gravar tudo em um cartão de memória;
  • Roteadores Mesh – Este tipo de roteador traz uma conexão estável e de qualidade e ainda possui um design elegante. Assim, não precisa ficar ‘escondido’ como os roteadores tradicionais (cheios de antenas) e ainda dá um aspecto inovador para a residência. Este tipo de tecnologia é a ideal para tornar as casas mais inteligentes e totalmente conectadas;
  • Telefones design – Charme e estilo definem estes produtos. Se você precisa de um telefone, mas não quer alterar a decoração da sua casa, os telefones design são opções interessantes. Há modelos com fio que transmitem um ar ‘retrô’ e trazem recursos intuitivos para as funções de identificação de chamadas, ajuste do volume da campainha e viva-voz. Também existem os modelos sem fio, que são mais modernos: o design contemporâneo dá leveza e traz ergonomia, conforto e praticidade com todas as funções que facilitam o dia a dia;
  • Videoporteiros – As portas externas também podem se tornar ainda mais seguras, sem deixar de lado a praticidade. Afinal, não é interessante ter que parar tudo o que se está fazendo para atender ou abrir o portão do lado de fora da casa, não é mesmo? Com um videoporteiro, você pode visualizar e falar de forma segura com quem está do lado de fora, até mesmo se não estiver em casa (através da função Siga-me). O dispositivo também conta com visual moderno e elegante que compõe facilmente ambientes de forma funcional e clean.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *