fbpx

São Paulo, novembro de 2020 – As formandas dos cursos de Engenharia Elétrica e Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Paloma Meneleu  e Thamara Todesco, respectivamente, apresentarão durante a Eureka 2020 uma proposta inovadora para reduzir custo no ambiente industrial, principalmente na gestão de energia, contribuindo para a otimização dos custos e controle dos gastos da empresa, além  de permitir a  precificação adequada e justa do produto final.

Paloma Meneleu lembra que o projeto está sendo implantado nos robôs encontrados no bloco W da própria Mauá, recentemente construído, o que despertou a curiosidade sobre o conhecimento do consumo energético. “Temos como cliente principal equipes de gestão de energia, seja de pequenas empresas, seja no âmbito industrial, porém a aferição de energia pode ser implementada em outros tipos de ambiente, como prédios inteiros, por exemplo”, explica a graduanda. 

A aplicação depende da existência de um servidor para rodar os programas necessários e, se houver uma saída publicada na internet, é possível acessar as medidas e informações da planta de qualquer lugar do mundo. “No caso, estamos utilizando a plataforma WebLab da Mauá, que foi feita em parceria com a divisão de eletrônica e telecomunicações da universidade. Os multimedidores e CLPs utilizados no trabalho foram homologados por seus fabricantes, ou seja, já passaram por testes e garantem seu funcionamento correto”, conclui.

Devido à pandemia, neste ano a Eureka será totalmente on-line, por meio de lives, vídeos, plantões de dúvidas e banners, de 06 a 08 de novembro, totalmente gratuito e aberto ao público.  Todos os projetos são inspirados nas diretrizes dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (propostos pela ONU).

Site: eureka.maua.br

Sobre o Instituto Mauá de Tecnologia

O Instituto Mauá de Tecnologia – IMT promove o ensino científico-tecnológico há 58 anos, visando formar recursos humanos altamente qualificados. Com dois campi localizados em São Paulo e São Caetano do Sul, o IMT conta com um Centro Universitário e um Centro de Pesquisas.  O Centro Universitário oferece cursos de graduação em Administração, Design e Engenharia. Na pós-graduação, são oferecidos cursos de atualização, aperfeiçoamento e especialização (MBA) nas áreas de Gestão, Design e Engenharia. O Centro de Pesquisas desenvolve tecnologias para atender às necessidades da indústria e atua como importante elemento de ligação entre as empresas e a academia.

By rt360