fbpx

Astronomia, Ciências Espaciais, Astronáutica. Apesar de essenciais para o desenvolvimento tecnológico do país, essas expressões parecem distantes da realidade da maioria dos brasileiros. Para aproximar a sociedade desse universo, a Agência Espacial Brasileira, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, lançou uma escola virtual com cursos e palestras para estudantes, professores e entusiastas da área. A plataforma disponibiliza aulas e atividades com tutoria, ao vivo e também gravadas.

Os conteúdos são desenvolvidos por especialistas através de parcerias com universidades e instituições de pesquisa. E os participantes recebem certificados de conclusão para cada capacitação.

O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, diz que as atividades remotas impulsionaram o projeto: “Dada toda evolução tecnológica impulsionada, inclusive, por desenvolvimentos que nós tivemos agora com atividades remotas, nós aceleramos o passo na atualização dos produtos que nós tínhamos do AEB Escola e resolvemos colocá-los em plataformas virtuais. O que nos permite uma capacidade abrangência em todo o território nacional e até em outros países de língua portuguesa”.

O primeiro curso disponível na plataforma é GLOBE 2021, desenvolvido em parceria com a Nasa e do qual participam outros 126 países.

O endereço da plataforma virtual é: aebescolavirtual.aeb.gov.br.

FONTE: Agência Brasil – Publicado em 15/09/2021 – 16:10 Por *Tony Ribeiro estagiário da Rádio Nacional – Brasília

* Com supervisão de Nádia Faggiani