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A comunicação e o marketing são ferramentas necessárias para um fabricante de tecnologia

Em entrevista exclusiva, Susana Brockveld, Diretora de Marketing da Intelbras, relata como ações de marketing podem obter grandes impactos no planejamento e nos negócios em uma empresa nesse momento do “novo normal”, que enfrentamos no cenário mundial.

RT360: COMO A INTELBRAS PODE SALIENTAR UMA COMUNICAÇÃO ASSERTIVA EM SEUS CLIENTES COM SOLUÇÕES E NEGÓCIOS?

Somos uma empresa sempre próxima por essência, esse é o nosso lema. Nossos produtos aproximam e conectam pessoas, empresas e instituições há mais de 44 anos. Diante dessa crise mundial, a Intelbras enfrenta os desafios reafirmando seu lema e estando presente na vida das pessoas, com uma atuação transparente sobre a situação e o nosso posicionamento, construindo vínculos de confiança para o futuro.

Em um cenário de pandemia, nossas ações de marketing se voltam para um cunho mais institucional, balanceando outras medidas de cunho comercial essenciais para a sobrevivência dos negócios. É hora de dar segurança, informar e orientar nossos colaboradores, parceiros e sociedade, mostrando caminhos sensatos. 

Nos aproximamos ainda mais de nossos clientes, conversando com eles, verificando quais suas dores, como podemos ajudá-los nesse momento delicado em que estamos vivendo. O objetivo dessas ações não é a conversão de negócios, mas sim apoiar nossos stakeholders. O momento pede prevenção e união; vamos transformar essa fase em aprendizados para seguirmos sempre próximos. Juntos nos tornamos ainda mais fortes.

RT360: QUAIS AÇÕES DE MARKETING DIGITAL ESTÃO SENDO ANALISADAS E IMPLEMENTADAS? COMO ELAS SÃO VISTAS PARA UMA MAIOR CONVERSÃO DE NEGÓCIOS?

Nosso relacionamento com parceiros, clientes e sociedade está ainda mais próximo nesse momento. O mercado ficou sensível e cada movimento das empresas no meio digital pode ser alvo de comentários, o que exige um cuidado mais especial na atuação da equipe e do que é divulgado.

A Intelbras está acompanhando com muita atenção às demandas do mercado e a mudança nos hábitos das pessoas, tanto dos profissionais que estão se adaptando ao trabalho em home office, e precisam de produtos que levam mais agilidade e tecnologia para facilitar suas rotinas, quanto de empresas que estão trabalhando em serviços essenciais, como hospitais, farmácias, bancos, órgãos públicos e provedores de internet, por exemplo. 

Nossa atuação no universo digital é trazer nesse momento, conteúdos pertinentes com a nova realidade de cada consumidor. Diariamente, através das nossas redes sociais oficiais, publicamos conteúdos que podem ser acessados no Instagram, Facebook, Blog, Youtube e LinkedIn – onde os clientes e consumidores encontram vídeos, artigos, postagens e as lives (conteúdos ao vivo) que ganharam destaque em tempos de quarentena. 

Como ferramentas para auxiliar ainda mais as vendas on-line, criamos um guia didático de marketing digital para os distribuidores e revendas cadastrados em nosso Programa de Canais, o guia inclui materiais para ajudar na criação de conteúdo nas suas redes, templates editáveis e dicas de divulgação, disponível pra download na extranet.

Com o propósito de gerar leads para nossos parceiros, desenvolvemos estratégias para buscar oportunidades em mercados específicos. 

Todas as iniciativas digitais que estamos desenvolvendo são focadas nos colaboradores, parceiros, clientes e sociedade, buscando uma comunicação muito empática. São conteúdos relevantes, transmitidos de uma forma sensível e leve, entendendo as principais necessidades que cada perfil precisa, sendo o mais assertivo possível na comunicação com cada stakeholder.

RT360: A EMPRESA PLANEJOU COM SEUS PARCEIROS ALGUMA CAPACITAÇÃO ONLINE? QUAIS SOLUÇÕES ESTÃO SENDO PERTINENTES NESTE MOMENTO?

Sim, agimos rapidamente. Através do nosso Centro de Tecnologia e Capacitação – iTEC, disponibilizamos mais de 150 cursos a distância gratuitos no Portal para todos aqueles que estejam interessados em se aperfeiçoar profissionalmente durante a quarentena causada pela pandemia do novo coronavírus. Os treinamentos possuem carga horária que variam de 15 minutos até 25 horas e os estudantes recebem certificados após a sua conclusão. As opções podem ser acessadas pelo portal: https://treinamentos.intelbras.com.br. Desde o final de março até abril, registramos mais de 20.000 matrículas e o número vem crescendo. Outra alternativa foi a criação de treinamentos ministrados ao vivo, onde é possível interagir com os instrutores, os temas se renovam a cada semana. 

Outra medida foi disponibilizar aos nossos clientes corporativos um serviço de consultoria on-line gratuita, que tem por objetivo apoiar os parceiros, desde a solução de dúvidas até a elaboração de projetos e fechamento de negócios. 

As Lives nas redes sociais foi outro recurso que aderimos, e que está fazendo a diferença para nossos parceiros. Elas são uma importante ferramenta, não somente nos conteúdos técnicos, mas também de gestão, ajudando-os a tirar dúvidas e orientações necessárias. Os temas variam entre bate-papo com grandes especialistas de diferentes áreas, configuração remota e uso dos produtos, como trabalhar com soluções, dicas de como montar um Home Office eficaz, quais produtos são ideais para trabalhar de casa, entre outros assuntos. As lives realizadas nas duas últimas semanas de abril, atingiram mais de 25 mil visualizações. 

RT360: QUAL A PREVISÃO PARA UMA RETOMADA E, SE ELA FOR A MÉDIO OU LONGO PRAZO, QUAIS AÇÕES SERÃO TOMADAS PARA QUE O MERCADO DE TECNOLOGIA SE MANTENHA ATIVO?

Nosso principal objetivo é oferecer segurança e tranquilidade para nossos mais de 3500 colaboradores desempenharem as suas funções. Nesse momento, as decisões são tomadas diariamente de acordo com as mudanças do cenário. É difícil fazer previsões a longo prazo. Mas temos confiança de que aos poucos o mercado irá retomar e poderemos ter uma perspectiva mais assertiva. 

por Susana Brockveld
Diretora de Marketing da Intelbras