Tempo de fechamento automáticos dos Portões

Por Luiz Schimitd

Este assunto é pouco abordado mas vejo com uma grande importância quando vamos avaliar a troca para Portaria Remota

Normalmente não damos muita importância à este assunto porque entendemos que existe um padrão automático e tudo bem, mas na hora que o serviço começa funcionar aparecem os problemas

O Portão está muito rápido, pode demorar mais pra fechar?

Tem mesmo sensor pra não bater?

Onde fica o sensor?

O portão fecha sozinho?

Bom, essas e outras perguntas que aparecem, abaixou vou responder uma a uma.

O portão está muito rápido, pode demorar mais pra fechar?

Bom, neste item, quero dizer o seguinte, normalmente no mercado configuramos os portões para fecharem em automático entre 4s a 6s (Segundos) pois entendemos que se não houver barreira no sensor o portão deve fechar o mais rápido possível para evitar que o condomínio fique aberto, porém, alguns condomínios dependendo a logística de saída dos carros ou do público que mora ou frequenta o local haverá necessidade de aumentar este tempo. Aí existem duas preocupações.

  1. Proteger o condomínio e evitar que haja alguma invasão, furto, roubo, etc.
  2. Não colidir com os veículos que estão entrando e/ou saindo do prédio

Então, quando é necessário fazer esta mudança (mesmo que antes da automação já estava configurado assim) é interessante documentar esta informação com os responsáveis para que todos fiquem cientes.

Algumas empresas até fixam uma placa dizendo o tempo de fechamento do portão, na minha opinião essa informação não deve estar à vista por uma questão de segurança, mas é usualmente feito assim.

Tem mesmo o sensor para não bater? Onde fica o sensor?

Bom, este ítem é obrigatório, se chama Sensor de Antiesmagamento, existem relatos de crianças, adultos e animais que sofreram acidentes com portões por conta de não haver o sensor, crianças que ficaram prensadas no portão, então este equipamento é obrigatório nas instalações. A foto ao lado mostra um exemplo de como é o equipamento, é instalado um par do lado de dentro do portão e outro do lado de fora, aproximadamente 1 metro depois do ponto de abertura do portão, evitando que alguém se aproxime do portão e ele automaticamente voltará seu curso quando alguém “romper” o feixe entre o par.

Então este item TEM que existir nas instalações, claro que dependendo da arquitetura do prédio esta posição pode variar, mas é imprescindível que exista.

Se caso não houver na sua, fique atendo e chame a empresa ou troque pela Schimitd

Por último respondo a pergunta: O portão fecha sozinho?

Alguns condomínios tem motores instalados que exige que o morador ou o porteiro apertem o botão para fechar o portão, porém, quando instalamos uma Portaria Remota, queremos evitar estas ações humanas ao máximo possível, portanto, instalamos com o Fechamento Automático e este fechamento acontece dentro de um certo tempo, o usual é configurarmos entre 4s e 6s porém, é importante que haja conhecimento sobre este tempo e como funciona.

Este fechamento só acontece quando o portão é aberto totalmente, o motor começa a contar o tempo e, se não houver barreira no sensor de antiesmagamento ele fecha o portão, se caso alguma coisa passe pelo sensor ele zera a contagem.

Claro que, se você abriu o portão é importante que faça isso perto do portão, pois a ideia é que você acione o portão para abrir e saia rapidamente, evitando que o condomínio fique aberto, agora, se vai manobrar o veículo ainda, olhar o celular, falar com alguém, pegar algum objeto etc, aguarde para acionar o portão.

Outro ponto, se você está passando pelo sensor exatamente no momento que ele começou a movimentar para fechar, pode haver uma pequena colisão, porque? Porque é um motor que gera movimento no portão, dependendo do peso do portão, da força do motor, do alinhamento do portão, ele terá que exercer uma força contrária para fazer o fechamento rapidamente e isso pode variar alguns centímetros, estes centímetros as vezes são o suficiente para riscar o teto do veículo.

Portanto, acione o portão já posicionado para sair e saia rapidamente para evitar estes problemas, ok?

Se precisar de informações fale comigo

Qualquer dúvida, estou por aqui!

 

Por Luiz Schimitd
“Eu faço as pessoas usarem inovação e tecnologia como ferramentas para melhorarem suas vidas”

https://www.linkedin.com/in/luizlopesschimitd/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *