Tecnologia versus Mão de Obra “não qualificada”

Por Alex Nacev

O mercado de segurança eletrônica se atualiza constantemente, com novos equipamentos e novas soluções para suprir a necessidades de seus usuários. Porém, o que mais ouvimos é da MÃO DE OBRA pouco qualificada.

Vários fabricantes oferecem treinamentos, todavia com vasta teoria e pouca MÃO NA MASSA. Os profissionais são carentes de aprendizado prático, pois seu dia a dia corrido e sua rotina de atendimento acabam ocupando todo seu tempo e, por já conhecer os cursos dos fabricantes, constantemente afastando-se da qualificação necessária. Assim, acabam aprendendo sozinhos instalando e se arriscando na parte técnica.

Algumas empresas veem se destacando por trazer esse ensino mais prático e mudando um pouco esse conceito. Desenvolvem treinamentos extensos, com duração de 4 dias ou mais, chamando de CERTIFICAÇÃO, geralmente essa CERTIFICAÇÃO  possui um pequeno período de validade devido há suas atualizações.

O mercado de tecnologia, de uns tempos pra cá, recebeu uma avalanche de profissionais de outras áreas devido a situação financeira do nosso pais e, com isso, ficou mais competitivo e menos qualificado. Ainda temos profissionais dedicados e conceituados para atender as necessidades corriqueiras, onde são poucos que possuem tempo hábil para se atualizarem.

Essa avalanche não veio apenas na MAO DE OBRA, e sim da importação de produtos tecnológicos e da baixa qualidade nos produtos. O fácil acesso dos “aventureiros tecnológicos” dificultou ainda mais o profissional a manter sua renda e qualidade nas adequações. Os fabricantes desenvolvem novas soluções com TECNOLOGIAS totalmente diferentes das quais os integradores estão acostumados, só que com o mesmo conceito básico de operação, facilitando mais uma vez os aventureiros, sistema plug-in-play.

Security, Protection, Anti Virus, Software, Cms

Há não muito tempo atrás, a TECNOLOGIA em nosso mercado era muito mais fácil, não é mesmo? Bastava apenas ligar um par de fios, configurar jumpers e tudo se comunicava. Hoje muita coisa mudou. Existe o mundo IP, WIFI, onde tudo depende de estrutura de cabeamento, servidor, cálculos para montar infraestrutura de rede e etc. Por isso meus amigos profissionais (Integrador/revendedor/instalador), mantenha-se atualizado e estude essas novas tecnologias.

Nosso mercado cresce a cada dia, sempre com novidades e adequações. Procure sempre participar dos treinamentos e certificações, mande sua equipe fazer as devidas reciclagens, conheça todas essas novas tecnologias, ofereça sempre um diferencial que não seja preço.

Mercado existe para todos, porém qualidade e serviço qualificado não são todos que conseguem oferecer.

Bom aprendizado a todos.

Boa Sorte!!!

Por Alex Nacev

Alex Nacev – Gestão de Projetos de Segurança Eletrônica Patrimonial, Especialista em Soluções de Controle de Acesso.
Formado em Administração de empresas e especialização em Gestão Comercial

https://www.linkedin.com/in/alex-nacev/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *