fbpx

Solidão Empresarial

Por Renata Bottura

Muitas vezes empreender é um sonho a ser realizado. ‘Ser empresário’ é construído  socialmente e psicologicamente como um grande cargo de importância e isso vem com uma carga emocional muito grande para os corajosos e empenhados empreendedores.

Quando trabalhamos em uma empresa mais tradicional, com departamentos e hierarquias , temos uma rotina, uma equipe, colegas de trabalho e circulação de pessoas pelos corredores.

Weary Traveler, Arrecife, Lanzarote, Spain, Rover

Ao empreender muitas vezes o início dessa jornada ,é em nossas casas para redução de custos, otimização de recursos e prevenção de riscos. O que ninguém nos conta e não aprendemos em nenhuma faculdade ou especialização é que: Trabalhar sozinho em casa é muito desafiador!

A organização da rotina, a mistura da vida pessoal e profissional, a agenda e programação do tempo e é claro: a solidão empresarial.

Empreender pode ser muito solitário quando se está somente com seus pensamentos e demandas, sem a integração com mais colaboradores e muitas vezes sem sair do escritório home-office.

A solidão empresarial também aparece para profissionais com seus escritórios e equipes, mas diferente do empreendedor home-office, essa solidão aparece junto com a pressão e responsabilidades que a liderança gera para o empresário. Estar à frente de uma empresa e ter que lidar com tomada de decisões, reuniões e mais reuniões e não transparecer fraqueza para a equipe é um lugar muito solitário, dentro de nossa própria consciência.

Sky, Nature, Sea, Outdoors, Relaxation, Summer, Water

Dicas para solucionar esses problemas são:

– Busque eventos em sua região e aceite convites de reuniões de empresários e palestras. Networking é a chave para conhecer mais profissionais e estreitar laços. 

– Se permita conhecer outros tipos de negócio. Quando empreendemos muitas vezes ficamos tão imersos em nosso próprio negócio que esquecemos de verificar inovações no mercado, outros nichos de cliente, tendências mundiais e novas oportunidades. Procure estudar e procurar informações sobre diversidades, assim você terá mais abrangência em assuntos com outras pessoas e para implantação no seu próprio business.

– Trabalhe em diferentes locais! Sair do escritório home-office e literalmente ‘ver gente’ pode ser inspirador! Visitar coworkings, ir para espaços abertos para buscar novos ares ou até mesmo trabalhar do escritório de um amigo ou cliente pode te tirar da rotina e ajudar na produtividade.

– Saia da zona de conforto! Essa é dica de ouro para diversos empecilhos que aparecem no nosso dia-a-dia, mas para solucionar o problema da solidão empresarial, aceitar convites, sair do escritório, conhecer novas pessoas é com certeza fechar a entrada da zona de e se abrir para um mundo de possibilidades e novas formas de trabalho.

People, Women, Talking, Laugh, Happy, Friends, Casual

Por Renata Bottura

Founder Locus Coworking ABC, Mercadóloga

https://www.linkedin.com/in/renata-bottura-5a729117a/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *